Como um modelo de linguagem avançado, ChatGPT pode ser usado em várias áreas para melhorar a comunicação, atendimento ao cliente e suporte, entre outras coisas. ChatGPT é um algoritmo baseado na IA (inteligência artificial) criado por um laboratório americano de pesquisa em inteligência artificial em San Francisco chamado OpenAI. O nome ChatGPT nada mais é que uma sigla de “Transformador pré-treinado generativo” – um pouco como “transformador pré-treinado generativo”.
O que é o ChatGPT?
O algoritmo ChatGPT é desenvolvido com base em redes neurais e aprendizado de máquina, com foco em conversas virtuais. A ideia é que ele possa potencializar a experiência e funcionalidade oferecidas por assistentes virtuais como Alexa ou Google Assistant. O sucesso da ferramenta está em oferecer aos usuários uma maneira fácil de conversar e obter respostas.
A arquitetura do ChatGPT é baseada em uma rede neural chamada Transformer, projetada especificamente para processamento de texto. O modelo de IA possui várias camadas, permitindo que a plataforma foque em palavras-chave, contexto e os diferentes significados que uma palavra pode ter. É um modelo de geração de texto extremamente avançado.
Profissões em alta com o ChatGPT
Algumas das profissões em alta para trabalhar com ChatGPT incluem:
- Desenvolvedor de chatbots: os desenvolvedores de chatbots são responsáveis por criar bots que possam interagir com os usuários de maneira natural e útil. Eles podem usar o ChatGPT para ajudar a treinar esses bots e torná-los mais inteligentes.
- Especialista em linguagem natural: especialistas em linguagem natural trabalham para tornar as interações entre humanos e computadores mais naturais e eficientes. Eles podem usar o ChatGPT para treinar modelos de linguagem natural e melhorar a capacidade dos sistemas de entender e responder às solicitações dos usuários.
- Analista de dados: os analistas de dados coletam e analisam grandes quantidades de dados para ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas. O ChatGPT pode ser usado para ajudar a analisar as conversas entre usuários e bots, identificar tendências e fornecer insights valiosos.
- Especialista em experiência do usuário: os especialistas em experiência do usuário se concentram em melhorar a interação entre os usuários e os sistemas de computador. Eles podem usar o ChatGPT para criar experiências de usuário mais personalizadas e envolventes.
- Gerente de projetos de inteligência artificial: os gerentes de projetos de inteligência artificial lideram equipes de desenvolvimento de software para criar soluções de inteligência artificial para as empresas. Eles podem usar o ChatGPT para ajudar a criar bots inteligentes e melhorar a comunicação com os usuários.
Como usar o ChatGPT?
Se você nunca teve a chance de testar o Chat, aqui está um guia passo a passo para usar a ferramenta. Vale lembrar que agora está disponível em português, o que facilita a vida dos brasileiros. Outra menção importante é que o GPT Chat é gratuito, mas o serviço tem passado por alguma instabilidade devido ao alto tráfego.
Os planos pagos já estão disponíveis e custam cerca de US$ 20 por mês – cerca de R$ 100 mais impostos. A principal vantagem de pagar é o acesso prioritário aos algoritmos, mesmo quando a plataforma está lotada.
-
- Acesse o site oficial do ChatGPT;
- Na aba de início aperte em ‘’Try ChatGPT’’;
- Na tela, cliquem em ‘’Log In’’ e faça seu cadastro;
- O sistema possibilita que você acesse de três maneiras. 1) ter uma conta Google; 2) ter uma conta Microsoft; 3) criar uma conta na plataforma. Escolha sua opção favorita;
- Coloque nome e sobrenome e insira a opção em ‘’Continuar’’. Após isso concorde com os termos de uso e coloque que tem mais de 18 anos;
- Coloque o seu número de celular e não esqueça o DDD do país. Clique depois em ‘’Send Code’’ e coloco o código que chegou no seu SMS;
- Por fim, é só digitar a pergunta desejada no campo de busca localizado na parte inferior da página.
Essas são apenas algumas das muitas profissões em alta para trabalhar com o ChatGPT. Com o aumento da demanda por tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina, há muitas oportunidades emocionantes para aqueles que desejam trabalhar com essa tecnologia.