O Enem 2023 – Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, em todo o Brasil. O Enem 2023 terá transporte público gratuito para os candidatos que precisam dele. A medida foi anunciada pelo Ministério da Educação em 2023, como parte de uma série de ações para garantir o acesso de todos os estudantes ao exame.
A prova será aplicada em duas etapas, com 180 questões objetivas e uma redação e será utilizado como critério de seleção para ingresso em universidades públicas e privadas, bem como para concessão de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.
Como o aluno pode saber o local da sua prova
Para saber o local de provas do Enem 2023, os participantes devem acessar a Página do Participante do Enem, no site do Inep. Para isso, precisará fazer login com seu CPF e senha.
Aqui estão os passos para saber o local de provas do Enem 2023:
– Acesse a Página do Participante do Enem no site do Inep.
– Faça login com seu CPF e senha.
– Clique em “Local de Prova”.
– Visualize as informações do seu local de prova.
Se você não conseguir acessar a Página do Participante, você pode entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161.
Transporte público gratuito para os participantes do Enem 2023
O transporte gratuito será oferecido em todas as cidades brasileiras onde o Enem será aplicado. Os candidatos que precisarem do benefício devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de inscrição no Enem.
A medida é uma importante iniciativa para garantir que todos os estudantes tenham condições de se deslocar até o local de prova. O Enem é um exame de grande importância para o acesso ao ensino superior no Brasil, e o transporte gratuito é uma forma de garantir que todos os candidatos tenham a mesma chance de sucesso.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre como o transporte gratuito será oferecido. No entanto, é provável que as prefeituras e as empresas de transporte público de cada cidade trabalhem em conjunto para garantir o serviço.
Benefícios do transporte público gratuito para o Enem 2023
O transporte público gratuito é uma medida importante para garantir a equidade no Enem. É uma forma de garantir que todos os estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica, tenham a mesma chance de sucesso no exame.
– Garante que todos os candidatos tenham condições de se deslocar até o local de prova.
– Facilita o acesso ao exame para estudantes de baixa renda.
-Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade dos candidatos no dia da prova.
O que é o Enem?
O Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova anual realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. O objetivo do Enem é avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio, bem como a qualidade do ensino médio no país.
Para que serve o Enem?
O Enem é utilizado como critério de seleção para ingresso em universidades públicas e privadas, bem como para concessão de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.
As universidades públicas utilizam as notas do Enem para selecionar candidatos para cursos de graduação. As universidades privadas também podem utilizar as notas do Enem para conceder bolsas de estudo e financiamentos estudantis.
Como funciona o Enem?
A prova do Enem é realizada em dois dias, normalmente entre o fim de outubro e o início de novembro. O primeiro dia é dedicado às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo dia é dedicado às provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
As provas são aplicadas em todo o Brasil, em locais indicados pelo Inep. Os participantes devem comparecer ao local de prova com antecedência, portando documento de identificação oficial com foto.
Quais são os benefícios do Enem?
O Enem é uma ferramenta importante para a educação no Brasil. Ele oferece aos estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior e melhorar sua qualificação profissional. o exame oferece uma série de benefícios aos estudantes, como:
– Oportunidade de ingressar em universidades públicas e privadas;
– Acesso a bolsas de estudo e financiamentos estudantis;
– Avaliação do desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio;
– Melhoria da qualidade do ensino médio no país.
Como se inscrever no Enem 2023?
As inscrições para o Enem são realizadas anualmente, no site do Inep. O valor da taxa de inscrição de 2023 foi de R$ 85,00.
Como serão aplicadas às provas do Enem 2023
A prova é dividida em duas etapas, com 180 questões objetivas e uma redação. As questões objetivas são divididas em quatro áreas do conhecimento:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Linguagens e Códigos);
– Ciências Humanas e suas Tecnologias (Ciências Humanas);
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Ciências da Natureza);
– Matemática e suas Tecnologias (Matemática).
Já a redação é uma prova dissertativa-argumentativa, na qual o candidato deve desenvolver um texto a partir de um tema proposto pelo Inep.
Enem 2023 – 1ª etapa
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões): língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
– Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões): história, geografia, filosofia e sociologia.
– Redação (1 questão): tema proposto pelo Inep.
Enem 2023 – 2ª etapa
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões): física, química, biologia e astronomia.
Enem 2023 – Redação
A redação do Enem é uma prova dissertativa-argumentativa, na qual o candidato deve desenvolver um texto a partir de um tema proposto pelo Inep. O tema é de conhecimento geral e deve ser abordado de forma clara, objetiva e coerente.
Será avaliada por dois corretores, que atribuem notas de 0 a 1000. A nota final da redação é a média das notas dos dois corretores.
Enem 2023 – Reaplicação da prova
Os participantes que não compareceram à prova no dia previsto ou que tiveram a prova anulada tiveram a oportunidade de realizar a reaplicação, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.
Enem 2023 – Aplicação para privados de liberdade
O Enem também foi aplicado para pessoas privadas de liberdade (PPL), nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.
Enem 2023 – Dicas para o dia da prova
– Estude bastante e revise o conteúdo que você já sabe.
– Faça simulados para se acostumar com o formato da prova.
– Verifique o local de prova com antecedência.
– Leia atentamente as instruções da prova.
– Responda às questões de acordo com o seu conhecimento.
– Não se desespere se você não souber a resposta de alguma questão.
Enem 2023 – Resultados
Os resultados do Enem 2023 serão divulgados em 16 de janeiro de 2024. Os participantes puderam acessar suas notas por meio da Página do Participante, no site do Inep. Para acessar as notas, só seguir os passos abaixo:
– Acesse a Página do Participante, no site do Inep.
– Informe seu número de inscrição e senha.
– Clique em “Resultados”.
– Selecione o ano de realização da prova.
– Clique em “Visualizar”.
Quais instituições de ensino pública aceitam o ENEM?
Todas as instituições federais de ensino superior (IFES) do Brasil aceitam o Enem como critério de seleção para ingresso em cursos de graduação. As IFES são as universidades federais, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e as faculdades federais.
Além das IFES, algumas instituições estaduais de ensino superior também aceitam o Enem como critério de seleção. A lista completa dessas instituições pode ser encontrada no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O que é o Sisu?
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior. O sistema utiliza as notas do Enem como critério de seleção.
Para participar do Sisu, os candidatos devem ter feito o Enem no ano anterior ou no ano corrente e ter obtido nota superior a zero na redação.
As inscrições para o Sisu são realizadas anualmente, no site do MEC. O sistema abre as inscrições em duas chamadas regulares, sendo que na primeira chamada são disponibilizadas as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Na segunda chamada, são disponibilizadas as vagas remanescentes.
Além do Sisu, algumas instituições públicas de ensino superior também aceitam o Enem como critério de seleção por meio de vestibular próprio. Nesse caso, os candidatos devem consultar o site da instituição para obter mais informações sobre o processo seletivo.
Como as instituições de ensino privadas podem utilizar as notas do Enem
– Seleção de candidatos para vagas integrais: as instituições podem utilizar as notas do Enem para selecionar os candidatos com as melhores notas para as vagas integrais.
– Seleção de candidatos para vagas parciais: as instituições podem utilizar as notas do Enem para selecionar os candidatos com as melhores notas para as vagas parciais, com descontos na mensalidade.
– Concessão de bolsas de estudo: as instituições podem utilizar as notas do Enem para conceder bolsas de estudo aos candidatos com as melhores notas.
Lista de algumas instituições públicas e privadas de ensino que aceitam o Enem
– Anhanguera Educacional
– Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)
– Estácio Participações
– Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec)
– Kroton Educacional
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
– Universidade de São Paulo (USP)
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
– Universidade Federal do Paraná (UFPR)
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
– Universidade Federal de Brasília (UnB)
– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
– Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
– Universidade Federal do Ceará (UFC)
– Universidade Positivo
– Universidade Anhembi Morumbi
– Universidade São Judas Tadeu
– Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Fontes de pesquisa
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
SiSU – Sistema de Seleção Unificada
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep
Enem — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Segunda etapa do Enem acontece neste domingo – SED
Segunda edição do simulado do ENEM é aplicada na RME – Secretaria Municipal de Educação de SP
Seja o primeiro a comentar