O Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024), será o único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro. O edital do processo seletivo foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em 29 de dezembro de 2023. As inscrições serão realizadas pelo site do Sisu, entre as 10h do dia 22 de janeiro e as 23h59 do dia 25 de janeiro de 2024. Para se inscrever, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e ter obtido nota média mínima de 450 pontos na redação.
O resultado da primeira chamada do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro de 2024. Os candidatos selecionados na primeira chamada deverão realizar a matrícula entre os dias 1º e 7 de fevereiro de 2024.
Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. As instituições de ensino superior poderão convocar candidatos da lista de espera conforme a disponibilidade de vagas.
O Sisu é um sistema de seleção para ingresso nas universidades públicas brasileiras. A seleção é feita por meio das notas do Enem. Em 2024, o Sisu terá apenas uma edição, no mês de janeiro.
Resumo do cronograma do Sisu 2024
– Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
– Resultado da primeira chamada: 30 de janeiro de 2024
– Matrículas da primeira chamada: 1º a 7 de fevereiro de 2024
– Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024
– Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Sisu é uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior público. Através dele, estudantes de todo o país, independentemente de sua renda ou origem, podem concorrer a vagas em universidades públicas de qualidade.
Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Enem no ano anterior e ter obtido nota média mínima de 450 pontos na redação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do Sisu.
A seleção é feita em duas chamadas. Na primeira chamada, os candidatos são selecionados por ordem decrescente de nota. Na segunda chamada, são selecionados os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada e que manifestaram interesse na lista de espera.
O Sisu é uma oportunidade única para estudantes que buscam uma formação de qualidade em uma universidade pública.
Como funciona o Sisu?
O Sisu é uma ferramenta importante para a democratização do acesso ao ensino superior público. Através dele, estudantes de todo o país, independentemente de sua renda ou origem, podem concorrer a vagas em universidades públicas de qualidade. Aqui estão alguns detalhes sobre como o Sisu funciona:
– As universidades participantes do Sisu disponibilizam vagas para cursos de graduação.
– Quem se candidatar pode escolher até duas opções de curso, turno e universidade.
– A seleção é feita por meio das notas do Enem, nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
– Os candidatos são selecionados por ordem decrescente de nota.
– O resultado da primeira chamada do Sisu é divulgado no dia 30 de janeiro.
– Os selecionados na primeira chamada têm até 7 de fevereiro para realizar a matrícula.
– Os que não forem selecionados na primeira chamada podem manifestar interesse na lista de espera.
– As instituições de ensino superior podem convocar candidatos da lista de espera conforme a disponibilidade de vagas.
Seja o primeiro a comentar