As inscrições para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano começam a partir do dia 9 de maio e se estende até o dia 20, encerrando as inscrições as 23h59. Lembrando que em 2022 o exame será feito entre os dias 13 a 20 de novembro.
O Inep, que organiza o Enem, não divulgou oficialmente a data das inscrições, mas quem visitou a página dos candidatos para ver o resultado do pedido de dispensa foi informado de que as inscrições ocorreriam entre os dias 9 e 20 de maio.
O Enem em 2022
O exame de 2022 está programado para ocorrer de 13 a 20 de novembro. No primeiro domingo, os candidatos farão as disciplinas de Ciências Humanas (45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Línguas e Códigos (45 questões de Português, Literatura e Línguas Estrangeiras, seja em Inglês ou Espanhol, conforme a escolha do candidato).
Agora, no segundo domingo, foi a vez das provas de ciências naturais (45 questões de biologia, química e física) e matemática (45 questões). No entanto, o Enem 2022 será a penúltima edição antes da reforma do exame. As novas provas devem entrar em vigor em 2024, e mudanças serão introduzidas para igualar as reformas do ensino médio.
No primeiro dia do exame, os candidatos devem passar por exames gerais em todas as áreas do conhecimento prescritas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), cuja filosofia é que a avaliação é interdisciplinar e interpretativa. No mesmo dia, haverá também uma prova de redação.
O calendário do Enem para 2022
- 4 a 15 de abril: Pedido de isenção e justificativa de ausência;
- 22 de abril: Resultado;
- 25 a 29 de abril: Recurso da isenção
- 6 de maio: Resultado do recurso;
- 9 a 20 de maio: Inscrições do Enem;
- 13 e 20 de novembro: realização do exame.
Sobre o Enem
Desde 2010, no Brasil o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é feito para ser usado como forma de vestibular. Após a prova, a seleção é realizada pelo Sisu (sistema de seleção unificada). Atualmente, mais de 130 instituições públicas de ensino superior utilizam os exames como processo seletivo.
Para ingressar na faculdade, é importante que os candidatos tenham terminado o ensino médio. Mas é possível também fazer o vestibular antes de ter concluído. Nessas ocasiões, os candidatos podem participar para treinar para o Enem, ou seja, para se familiarizar e testar os conhecimentos.
Ao contrário dos concursos públicos, no exame do Enem não existe tantas restrições para conseguir prestar. Por exemplo, um registro criminal não impedirá um aluno de fazer um exame. O Enem PLL, que tem como alvo pessoas privadas de liberdade e jovens que recebem medidas de educação social, por exemplo.
Seja o primeiro a comentar