Como funciona a maior rede profissional LinkedIn?

Publicidade

Com mais de 300 milhões de membros, o LinkedIn é atualmente a maior rede social profissional. Como outras mídias sociais, como o Facebook, também permite a interação. A diferença é que, nessa rede social, essas interações podem trazer consequências positivas e negativas para a carreira. Afinal, como funciona o LinkedIn?

Publicidade

A plataforma tem múltiplos usos e atualmente desempenha um papel importante no recrutamento. Em uma pesquisa de 2014 da empresa de software de recrutamento Jobvite, 79% dos recrutadores entrevistados disseram ter recrutado por meio do LinkedIn.

Publicidade

À medida que a tecnologia ocupa cada vez mais espaço nas relações sociais e até mesmo no processo de recrutamento, espere um aumento na comunidade e nas conexões profissionais no LinkedIn.

Como funciona a plataforma LinkedIn?

De muitas maneiras, o LinkedIn é semelhante ao Facebook, mas seu conteúdo difere em alguns aspectos. Ao usar a web, é importante ter em mente que se trata de um meio profissional e levar isso em consideração ao se registrar.

O primeiro passo é criar um perfil. Ele contém dados pessoais, informações de contato, informações acadêmicas e profissionais. Você pode adicionar um resumo sobre sua carreira, um link para seu site ou blog e anexar publicações externas. Abaixo selecionamos algumas dicas para usar seus dados pessoais em buscas.

Depois de terminar o arquivo de configuração, é hora de procurar por “conexões”, como são chamados os contatos. Neste ponto, adicione pessoas que você conhece diretamente e pessoas que deseja conhecer. O ideal é seguir pessoas relacionadas ao setor, setor e empresa em que você está ou deseja trabalhar.

O LinkedIn serve para que?

  • Networking

Não importa em que momento da carreira você esteja, é importante manter sua rede aquecida. O LinkedIn é uma ótima ferramenta. Use-o para conversar com seus conhecidos, parabenizá-los por seus novos empregos e trocar mensagens.

Mas isso não é tudo: faça novas conexões. Encontre pessoas que seriam uma boa adição à sua rede. Uma maneira de fazer isso é realizar pesquisas em grupos relacionados ao seu departamento ou carreira.

  • Estabeleça como profissional

Como a plataforma é consultada por vários contratantes, ela pode ajudá-lo a se estabelecer profissionalmente. Para isso, você também pode aproveitar a comunidade oferecida pelo LinkedIn. Nele, você pode não apenas obter informações, mas também postar informações e interagir com outras pessoas.

Existe um espaço de sugestões em cada perfil onde você pode dar sugestões a colegas, ex-chefes e muito mais. Eles são visíveis e podem causar uma boa impressão nas pessoas que visitam sua página.

Para aumentar sua credibilidade na web, o principal é demonstrar atividade de qualidade (curtidas e postagens de bons textos, contatos fortes etc.) e manter seu perfil atraente e atualizado.

  • Procure emprego

Como mencionamos anteriormente, muitos recrutadores verificam os perfis dos candidatos online. Por isso, entender como o LinkedIn funciona e manter seu perfil atualizado são essenciais para manter uma rede sólida e de credibilidade.

Para tornar mais fácil para as pessoas encontrarem você, torne seu perfil visível alterando suas configurações. Aqui, outra dica é inserir palavras-chave (ou expressões) relacionadas à sua área de atuação, setor ou área de atuação. Quanto mais fortes forem suas palavras-chave, mais fácil será encontrá-lo online.

Se você está procurando um emprego, use a guia Empregos. A partir daí, é possível pesquisar por localidade, função, departamento e até salvar buscas.

Veja dicas de como ter um perfil om destaques nas buscas

  1. Coloque uma foto profissional

Perfis com fotos foram visualizados 14 vezes mais. Um retrato não precisa ser formal, mas deve levar em consideração seu ambiente de trabalho e, principalmente, quem você é. Concentre-se em imagens neutras ou apropriadas ao contexto.

  1. Faça um bom resumo profissional

Para criar um resumo que fica na parte superior do seu perfil, tente responder às seguintes perguntas (algumas linhas):

– O que é que você fez?

– O que você gostaria de fazer?

– Qual é a sua experiência mais importante?

  1. Preencha tudo que puder

Não se esqueça de áreas como causas, instituições de caridade e projetos voluntários. As empresas também ficam de olho nessa parte e pode ser um diferencial.

  1. Faça a personalização da sua URL

Um endereço personalizado (URL) permite que seu perfil apareça mais cedo no Google. Isso porque com links personalizados, você consegue ter uma assinatura mais limpa e subir nas buscas. Para editar, selecione o ícone de ajuste ao lado da URL fornecida pelo LinkedIn, logo abaixo da foto.

  1. Faça publicações

Em abril de 2015, o Brasil foi o segundo país a receber a ferramenta LinkedIn Posts. A ideia é converter seu perfil em um blog. Quando bem-feito, seu trabalho pode se tornar conhecido entre seus contatos, deles etc., tornando-o um “influenciador”. Lembre-se sempre que o LinkedIn é uma rede profissional, poste conteúdo apropriado.

Veja também: Empregos que vão surgir com o metaverso até 2030. Confira!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário