Como transformar a sua rede social Instagram em um portfólio online? Confira as dicas

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Primeiramente, assim como a plataforma do LinkedIn, a rede social Instagram também é utilizada como uma vitrine para seu trabalho. Isso se aplica a todas as funções! No entanto, diferente do LinkedIn, que é uma rede especializada para currículo online, o Instagram requer mais atenção para uso profissional. Isso porque a plataforma é mais “informal”, possibilitando mais exposição ao seu trabalho diário.

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Embora, nossas vidas pessoais e profissionais coexistam, o Instagram pode “separá-las”. Portanto, é comum encontrar perfis de empresas que enfocam apenas questões relacionadas ao trabalho. Nestes casos, o perfil pessoal é responsável pelas fotos do fim de semana, aniversários dos filhos dos melhores amigos.

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Contudo, é importante ressaltar que muitas pessoas em todo o mundo podem ter acesso ao nosso perfil, incluindo recrutadores de empresas. Por exemplo, no Brasil, a 4ª posição no ranking é o Instagram, uma das redes sociais mais acessadas.

Instagram usado como currículo online

Mesmo com o currículo, alguns recrutadores já pediram o portfólio, que nada mais é que uma junção de currículo com obras e materiais de trabalho que com um currículo comum não dá para colocar. Portanto, esses documentos podem ser apresentados de várias maneiras, seja na forma impressa, online ou como um arquivo para download. A junção de experiências mostra suas habilidades, e pontos fortes para recrutadores e outras partes interessadas.

Com o avanço contínuo dos cenários e tecnologias atuais, o portfólio de produtos digitais tornou-se único. Segundo a pesquisa feita pela We Are Social, aproximadamente 3 bilhões de usuários visitam as redes sociais todos os dias. Desde 2018, a plataforma ganhou mais de 1 bilhão de novos usuários.

Com esses números em mente, a estratégia é usar a rede como portfólio profissional, a divulgação nessa rede melhora o trabalho. Além disso, usando uma boa gestão de rede, você pode obter ainda mais valor em seu campo.

Confira as dicas para transformar o seu Instagram em um portfólio

  1. Tenha contas separadas

Primeiramente, separar as informações pessoais das profissionais é necessário, afinal, tudo depende de seus objetivos e áreas de especialização. Ou seja, leve em consideração o seu público e quais perfis você costuma seguir, e faça uma avaliação da sua conta. Então, caso seja fora da sua área de atuação, o recomendado é criar um segundo perfil.

  1. Crie ótimos networking

Falando sobre seguidores, lembrando que, assim como em nossos relacionamentos pessoais e profissionais, o Instagram dá a você a oportunidade de conhecer mais pessoas. Portanto, seguir perfis pessoais familiarizados com sua área de atuação é importante, e acompanhe também os trabalhos de outras pessoas para se inspirar.

  1. Use as Hashtag corretamente

Contudo, o uso correto de hashtags ajudará mais pessoas a verem seu perfil. Todavia, pelo contrário do que muitos pensam, essas pequenas palavras não são apenas para que as pessoas vejam sua publicação. Quando usadas de forma consciente e com estratégia, gera engajamento ao seu perfil, fazendo com que cresça mais rápido.

  1. Faça uma bio chamativa

No Instagram o recomendado é colocar suas habilidades na bio, mesmo que seja em um pequeno espaço. Porém, lembre-se que a sua bio precisa chamar a atenção, falando brevemente do que você faz. Acima de tudo, evite frases clichês, use estrategicamente esse espaço.

  1. Faça um planejamento da sua rede

Cada seguidor se comporta de uma maneira, e que além disse consomem conteúdos diversificados. Por isso, estude sobre os horários de mais engajamento na sua rede. Após colocar sua conta como comercial, a própria plataforma disponibiliza dados de engajamento da sua conta.

 

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