Saiba quais são as principais profissões em alta após pandemia

A pandemia da Covid-19 não mudou apenas os hábitos sociais e de higiene, mas também impactou o mercado profissional e a maneira de como a sociedade usa serviços e produtos. Algumas ocupações de longa duração ganharam força e outras ocupações recentes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Publicidade

De acordo com levantamento realizado pelo BNE (Banco Nacional de Emprego), as funções que serão focadas após a pandemia são em tecnologia, marketing, negócios e comunicação. Pensando nisso, citaremos a seguir uma lista de  profissões que ficaram em alta após pandemia. Confira a seguir quais são!

Profissões que terão foco após pandemia

  • Designer UX

Primeiramente, o designer UX nada mais é que um profissional que fica responsável pela experiencia dos usuários de um produto ou site, seu trabalho é entender as necessidades emocionais e utilitária dos usuários e proporcionar uma experiência online e agradável.Contudo, esses profissionais são responsáveis ​​por testar as usabilidade e consultoria com os clientes para entender seus objetivos e intenções. À medida que a demanda por serviços por meio de aplicativos continua a aumentar, a indústria crescerá cada vez mais. Então, profissionais de Designer UX podem ser formados nas seguintes áreas TI, jornalismo, design gráfico, AI (Inteligência artificial) e engenharia da informação.

Publicidade
  • Analista de Sistemas

Os analistas de sistema pesquisam, planejam e executam projetos de sistema de informação para resolver os problemas da empresa, como trabalhar com departamentos de TI e de negócios. Agora, os profissionais são responsáveis ​​por ajustar tecnicamente o trabalho que só poderia ser feito de forma manual/presencial, de forma que automatize todos os processos da empresa. Agora, os profissionais como estes podem ter a formação tanto em engenharia de software quanto a técnico de desenvolvimento móvel. Esses cursos são para treinamentos da grande maioria dos desenvolvedores de software.

  • Gerente de Marketing

Os gerentes de marketing são profissionais que podem trabalhar com diferentes departamentos da empresa e aplicar tendências em diferentes atuações do mercado (referência com base nos dados) para obter informações utilitárias para trazer o publico especifico e ganhar a fidelidade dos clientes

Publicidade

Portanto, a função do gestor de marketing é fazer os projetos de vendas, operações correlatas com o relacionamento entre empresa e usuário funcionem de maneira que os processos possam ser otimizados. Os gerentes de marketing podem receber treinamento em gestão de marketing, tecnologia de marketing, publicidade e propaganda.

  • Customer Success (Experiencia do Usuário)

Recentemente, um Customer Success é uma profissão diferenciada, mas quando falamos do significado ‘’sucesso do cliente’’ muitas pessoas sabem do que se trata.  Por isso, são pessoas que fornecem serviços de assistência aos clientes quando os mesmos compram produtos ou fazem uma assinatura de serviço.

No entanto, o desenvolvimento do comércio digital e do e-commerce torna esta profissão muito necessária para que a empresa obtenha uma boa reputação da marca, pois, são obrigados ​​a garantir uma comunicação eficiente com os clientes para garantir a fidelidade e satisfação. Por isso, o Customer Success pode ser graduado em marketing, gestão, jornalismo, publicidade e entre outras áreas correlatas.

  • Gestor de Tráfego

Inicialmente, os gestores de tráfego são profissionais essenciais no marketing digital. Afinal, o trabalho profissional permite que as instituições tenham um resultado bom e possibilite a promoção de marcas para fins de vendas. No qual, suas funções mais famosas são o gerenciamento de publicidade em redes socais pagas, por exemplo, o Google e Facebook Ads. Então, por ser uma função ainda recente os profissionais de gestão de tráfego são geralmente formados em comunicação e suas qualificações, jornalismo, marketing, gestão de informação e publicidade e propaganda.

  • Gerente de comunidade (Community Manager)

Por fim, o gerente de comunidade é um profissional que desenvolve e administra uma comunidade em torno de uma empresa ou marca, promovendo um ambiente social entre seus usuários e torna o público em membros e fãs. Entretanto, o gerente da comunidade é responsável por: definir conteúdo e estratégias de marketing, criar conteúdo para mídia social, monitorar publicações, manter relacionamentos com seguidores, analisar públicos-alvo, monitorar concorrência e gerenciar crises.

Então, os profissionais podem ser formados em jornalismo, comunicação social e suas qualificações, mídia social, marketing, publicidade e propaganda e gestão de informações. Para finalizar, como a pandemia está acelerando diversos processos para o digital, é indispensável que você esteja atento as mudanças, tanto nas vendas online quanto nas mídias sociais, é necessário se adaptar as tecnologias atuais.

VEJA TAMBÉM: Conheça os aplicativos sociais disponibilizados pelo Governo para acesso a serviços públicos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário