Cinco dicas de como se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos

Publicidade

Se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos não é tarefa fácil. Com uma avalanche tecnológica pela qual o mundo passa, muitas empresas preferem os jovens acreditando que eles têm mais facilidade para se adaptar aos serviços e mais energia também. Muitas vezes, a preferência por jovens ocorre também porque a empresa acredita que eles têm mais potencial, impondo ainda mais dificuldades a quem é mais experiente.

Publicidade

Algumas empresas, de fato, preferem contratar pessoas mais jovens. Nestes casos, o ideal é que a pessoa mais velha corra destas empresas. Mas isso não anula as chances de uma pessoa com mais de 50 anos conseguir se recolocar no mercado. Algo que é visto como tabu tem tudo para ser quebrado com esforço e dedicação. Por isso, daremos hoje cinco dicas de como se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos:

Publicidade

Descobrir quais empresas contratam pessoas mais maduras

Para se recolocar no mercado de trabalho, é necessário que a pessoa que está acima dos 50 anos saiba quais caminhos tomar. Ela precisa saber como está o mercado e onde estão as oportunidades para ela.

  1. Um currículo bem feito

Primeiramente, o currículo tem que ser bem estruturado. Ele é o cartão de visitas da pessoa, e o maior erro que os profissionais maduros cometem no currículo é não querer desapegar das experiências profissionais. O candidato quer colocar 20, 30, 40 anos de experiência no papel, e isso dificulta muito as coisas. O ideal é que o currículo seja sucinto, com duas páginas no máximo. Colocar experiências profissionais desde a primeira empresa é um erro terrível.

  1. Networking

Se você está com mais de 50 anos e quer encontrar um emprego, vai precisar de pessoas que te ajudem a entrar em uma empresa. Precisa ter uma rede ativa de pessoas para contar e deve, principalmente, aumentar essa rede. O LinkedIn pode ajudar muito nisso.

  1. Redes sociais

Portanto, é essencial estar nas redes sociais. Caso não consiga usar, peça ajuda para sobrinho, filho, neto. Essas pessoas conhecem de redes sociais e podem ajudar. É preciso estar antenado porque, tendo redes sociais, você pode participar de grupos de profissionais com os mesmos interesses que os seus, além de visualizar vagas e muito mais. É preciso estar atualizado, e essa é a estratégia mais importante. A tecnologia tem que ser usada a seu favor e, na entrevista, o entrevistador precisa saber que você entende de redes sociais e que sabe usar a tecnologia em sua área de atuação. Essencial também fazer cursos e se qualificar em sua área. Existem várias plataformas na internet que oferecem cursos gratuitos com certificado.

  1. Conhecer seus potenciais

Em suma, você precisa saber como aproveitar seus diferenciais, como pode se diferenciar dos jovens e o que você pode oferecer para a empresa de bom. Você precisa ser diferente.

Saiba também: Nova moda para ser contratado, confira 6 dicas de como fazer um currículo impecável

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário