Entenda a importância de promover a diversidade dentro das empresas

Publicidade

Entender sobre diversidade nas empresas nunca foi tão importante como nos últimos tempos. A inclusão social está se tornando uma pauta cada dia mais discutida e popular no mercado de trabalho. Recentemente, foi revelado em uma empresa que apenas 2% dos funcionários são pessoas com deficiência (PCD), mesmo que no Brasil quase 24% dos cidadãos possuam alguma deficiência.

Atualmente, a discussão sobre mulheres no local de trabalho está sendo bastante pautado, embora somente 13% dos cargos altos são mulheres que ocupam e que além disso recebem 30% menos que homens no qual exercem a mesma função. No entanto, outro ponto bastante importante sobre desigualdade racial é a taxa de desemprego e má remuneração quando se trata da população negra periférica. Afinal, a maior parte de discriminação racial é voltada para esse determinado grupo.

Por isso, é necessário entender que o mercado atual está cada vez mais globalizado, abrir a porta da sua empresa para a diversidade vai muito além da aceitação e do respeito. Uma empresa que possui suas fronteiras abertas para a representatividade consequentemente se destaca no mercado e atinge resultados melhores. Veja a importância de possuir uma cultura diversificada e como ela pode auxiliar sua empresa no desempenho da mesma no mercado do século XXI.

Nas empresas o que é a diversidade e por que é importante?

Primeiramente, quando falamos de diversidade devemos pensar logo em um grupo de pessoas com características e habilidades que pertencem a um determinado grupo cultural. Ou seja, as organizações devem compreender a diversidade por todas as etnias, classes sociais, orientação sexual, portadores de deficiência, culturas, religiões e outras diversidades categóricas que podem se encaixar no termo ‘diversidade’.

Agora, ter uma equipe diversificada é importante para que a instituição seja capaz de desenvolver novos conhecimentos. Proporcionando assim, conhecimentos e habilidades e dando chance de outras pessoas que independente do jeito tenha uma boa administração. E isso só é possível saber quando a instituição aposta nessas culturas.

Depois disso,  um ambiente saudável permite que diferentes pessoas troquem experiências. Possibilitando a motivação e organização para os colaboradores podendo até mesmo transformar o negócio, trazendo um novo significado e criando propostas e serviços excelentes.

Vantagens da diversidade nas instituições

Embora a expansão de perspectivas da equipe traga a inovação e diversos outros benefícios. As organizações ganham lugar no mercado competitivo. Por isso, citamos abaixo os tópicos do quão benéfico é para a empresa. Acompanhe!

  • Criatividade aumentada

O crescimento da criatividade organizacional vem primeiro. Certifique-se que é necessário disponibilizar um ambiente que valoriza as diferenças, a equipe de trabalho terá uma liberdade maior para expor a autenticidade de seus colaboradores.

Isso é importante porque auxilia na originalidade dos serviços. O espaço com diversidade proporciona aos colaboradores a ampliação de novas ideias. Por isso, quanto maior for a diversificação da equipe, mais ideias e conceitos são propostos, fazendo com que o crescimento melhore da organização e podendo ainda alcançar os resultados finais.

  • Inovação

Contudo, devido ao crescimento da criatividade organizacional, surgiu uma das questões importantes para o sucesso de uma empresa que é a inovação. Então, segundo a revista Forbes, o multiculturalismo nas empresas é um dos principais incentivos da criação de um ambiente inovador, mostrando também que é um fator chave para o aumento global.

Publicidade
  • Menores conflitos

No entanto, devido às diferenças nas políticas de saúde e conveniência entre as equipes, o mais importante são os integrantes que obterão mais facilidade para lidar com possíveis diferenças de atividades. Desta forma, não haverá atrito, confusão e/ou distorção de opiniões diferentes. Dependendo das circunstâncias, essas diferenças se tornarão a força motriz para as agências cooperativas buscarem um maior consenso.

  • Ótima imagem da empresa

Uma instituição que exerce seu papel social e valoriza a diversificação cultural, a imagem da empresa acaba sendo de bastante importância. Mas, caso a empresa deseja obter um bom valor, deve tratar a sociedade como um todo e com atitudes responsáveis e conscientes.

  • Ambiente com clima saudável

Com a consolidação de uma cultura diversificada, gradativamente cria-se um ambiente de respeito e cooperação. Como resultado, a coexistência das pessoas foi melhorando e os procedimentos de trabalho tornaram-se mais calmos, o que conduz a uma atmosfera organizacional positiva.

  • Rotatividade de funcionários menor

No entanto, conforme o clima organizacional vem se tornando mais harmonioso, o fluxo de pessoas que entra e sai tende a diminuir. Então, os colaboradores começam a visualizar o espaço para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional na empresa.

Contudo, acaba fazendo uma grande diferença para as empresas, pois, um grande número de dispensas acarretará altos custos de treinamento de novos funcionários e custos associados a dispensas, sem falar no custo do novo processo seletivo.

  • Melhores resultados

O resultado das vantagens citadas até agora pode ser simplesmente uma melhora de resultado geral. O simples motivo é que um espaço que promove a diversidade, tende a ter um ambiente colaborativo, estimulante e amigável. Portanto, os profissionais se sentem mais motivados e engajados na execução de tarefas. Ao melhorar a confiança dos funcionários, o mesmo não terá dúvidas em executar uma tarefa eficiente.

Problemas que a empresa pode enfrentar com a falta de diversidade

Consequentemente, um ambiente empresarial que respeita as diferenças, os conflitos diminuirão naturalmente e o desenvolvimento dos funcionários aumentarão. Um estudo do Harvard Business Survey mostra que os conflitos internos da empresa são reduzidos em pelo menos 50% quando se comparado com empresas que não contratam e apostam em diversificação.

Porém, a má relação nas organizações e em ambientes que não incluem diferenças, faz com que os colaboradores sejam mais inseguros, o que acarreta o aumento do índice de rotatividade de pessoas. Sendo assim, se as diferenças não forem valorizadas, o clima organizacional se deteriorará e os funcionários ficarão menos dispostos a descobrir seu potencial, reduzindo assim sua criatividade.

Em suma, de acordo com a Harvard Business, em empresas onde um ambiente diversificado não é reconhecido, a porcentagem de engajamento e disposição dos funcionários para ir além de suas responsabilidades caiu 83%.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR: Os principais pilares que você precisa saber sobre direito empresarial. Saiba mais!

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário