Mercado de trabalho tem taxa de participação baixa

Publicidade

Mercado de trabalho: taxa de participação ainda está abaixo do nível pré-pandemia

Publicidade

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou as informações referentes a Pnad Contínua. Um dos destaques indica que mesmo após a arrefecimento da pandemia e das medidas de contenção, o nível da participação no mercado de trabalho ainda está abaixo do nível pré-pandemia.

Publicidade

Ainda segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), os dados sobre o período que antecedeu a crise sanitária exemplificam didaticamente. Em 2019, o trimestre que vai até agosto havia registrado 63,7% segundo o índice responsável pela aferição. Na comparação do mesmo período do ano seguinte, 2020, a taxa havia caído para 57% após as medidas para conter o vírus.

Mesmo com o avanço da vacinação, após um período de revira voltas enquanto os grandes laboratórios e os líderes mundiais se digladiavam, o índice chegou a avançar, alcançando 62,7%, ainda, portanto, 1 ponto percentual abaixo do nível que antecedeu a pandemia.

Aspectos que compõem a pesquisa

Os critérios levados em conta na coleta dos dados consideram a proporção de pessoas com 14 anos ou mais, e que estão inseridas em atividades como ocupadas (qualquer forma de trabalho), ou desempregadas (isto é, que estão à procura de emprego). Esses fatores podem funcionar como ferramentas para aferir o nível de atratividade do mercado de trabalho.

Força de trabalho

No terceiro trimestre, o número de pessoas sem ocupação chegava a 64,6 milhões. Considera-se pessoas que também não buscavam a reinserção no mercado de trabalho. É através dessa busca por parte do desempregado que é consolidado os dados oficiais sobre desemprego.

Esse montante de 64,6 milhões ficou 5,8% acima da estatística que considerou o mesmo período de 2019. (quando foi registrado 61,1 milhões de pessoas sem ocupação.) Um outro recente estudo do Dieese indicou que a tendência de aumento nas ocupações está concentrada nas vagas que requerem menos formação, e que pagam salários menores.

A Pnad analisa os setores formal e informal. Isto é, considera as atividades sem vínculo trabalhista formal (CLT) e as atividades de CPNJ. No trimestre que se encerrou em agosto deste ano, o número de pessoas com algum tipo de ocupação chegou a 99 milhões de pessoas. Portanto, o recorde da série histórica foi renovado. O começo da série histórica foi 2012. Por outro lado, o contingente de desempregados teve queda e chegou a 9,7 milhões. Trata-se do menor nível desde novembro de 2015, época de forte recessão econômica.

 

Saiba mais: Home Office e as empresas

Entenda a lei de trabalhadores de aplicativo e sua importância para o mercado

Existe o melhor dia e os melhores horários para procurar emprego no Brasil?

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário