Existe o melhor dia e os melhores horários para procurar emprego no Brasil?

Publicidade

Com a economia voltando a aquecer no Brasil pós-pandemia, cresce a necessidade de encontrar um emprego por parte daqueles que ainda não o tem. Um bom e bem elaborado currículo pode ser a chave para se recolocar no mercado de trabalho, mas você sabia que existem datas e horários que aumentam suas chances de conseguir um emprego? Um estudo da plataforma de contratação corporativa Smart Recruiters analisou mais de 270 mil vagas de trabalho publicadas e constatou que segundas terças e quartas-feiras são os melhores dias para você buscar vagas nos sites de emprego. Segundo o estudo, mais de 60% das vagas são divulgadas nesses três dias.

Publicidade

Dia D

A pesquisa chegou à conclusão que terça-feira é o dia em que surge o maior número de oportunidades. O melhor período para você se candidatar a uma vaga de emprego é o da manhã. Isso porque os recrutadores costumam acessar as candidaturas entre 10h e 11h.

Publicidade

O ideal, segundo o estudo, é mandar seu currículo entre 9h e 10h. Isso aumenta a chance de você ser notado pelos recrutadores.

Recrutamento

Alguns pontos do estudo devem ser observados também. Um deles é que os recrutadores tendem a ter mais atenção e interesse nos primeiros currículos que as pessoas enviam. Para os primeiros que eles veem, costumam dedicar um tempinho a mais para a análise. Isso porque, dependendo da demanda, é muito difícil ler todos os currículos ou tudo o que está em um só. Geralmente, os recrutadores apenas “passam o olho” no currículo para entender se você tem os requisitos que estão na vaga. A triagem (a primeira impressão do currículo) não é feita de maneira aleatória. Os recrutadores, normalmente, alinham com os gestores os requisitos que serão dispostos nas vagas, bem como os conhecimentos e experiências que o candidato e futuro contratado tem que ter. São analisadas também as vivências profissionais e, com base nisso, os contratantes fazem a primeira triagem a fim de encontrar pessoas que tenham os requisitos para a vaga.

Próximos passos

Em seguida, o candidato é chamado para a entrevista. Neste estágio da contratação, o recrutador vai ser seu currículo – que já passou pela primeira triagem – e fazer apontamentos. Essas informações colhidas serão usadas na entrevista de emprego. Na conversa, ele já saberá que você tem os requisitos, e vai se concentrar em entender como é seu perfil e te conhecer melhor, bem como compreender como você desenvolve suas competências.

Se passar, é bingo! Dificilmente as empresas deixam de contratar após a aprovação na empresa. Por isso, é importante sempre elaborar um bom currículo, com começo, meio e fim, e estar preparado para qualquer pergunta sobre sua vida profissional na entrevista.

Veja também: Cinco dicas de como se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário