CAGED: Ministério estima 3 milhões de novos empregos em 2022

Publicidade

CAGED: Ministério estima 3 milhões novos empregos em 2022

Publicidade

Em uma coletiva de imprensa, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, afirmou que a pasta projeta a criação de cerca de 3 milhões de novos empregos formais até o final do ano. A afirmação foi feita durante apresentação dos dados que compõem o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Publicidade

De acordo com a pasta, um outro destaque foi o setor da indústria; terceiro setor que mais criou vagas no mês. De acordo com o Caged, o setor industrial foi responsável por criar 56.909 novos postos formais.

Análise por período

A comparação que considera o mês de setembro deste ano e o resultado do mesmo mês do ano passado, apesar de apresentar desaceleração, ainda sofre influência do reaquecimento pós crise sanitária, quando o comércio e as atividades econômicas foram retomados.

Setembro foi responsável por apresentar o resultado com a criação de 278.085 vagas formais, em termos de comparação, o mesmo mês de 2021 foi responsável pelo resultado de 392 mil novos postos. Em uma análise mais detalhada, considerando o período de janeiro a setembro, o ano passado apresentou desempenho de 2,5 milhões de postos criados. Neste ano, sob mesmo critério, a criação chegou a 2,1 milhões de novas vagas no país.

Total do desempenho

O número de desligamentos chegou a 1.648.487. Enquanto as admissões tiveram o total de 1.926.572. De acordo com levantamento feito pela Reuters, o mercado era um pouco mais modesto nas projeções para o mês de setembro. A estimativa de criação de novas vagas era de 260 mil.

O acumulado do ano traz dados importantes, o saldo de empregos formais chega a 2.147.600. Por sua vez, as admissões chegam a 17.614.259, e os desligamentos somam 15.466.659. O estoque – conceito que indica o total de vínculos celetistas ativos no mês -, chegou a 42.825.955, equivalente a uma alta de 0,65% em comparação ao estoque do mês anterior.

 

Saiba mais: Maior parte dos reajustes salariais em setembro repôs inflação

Arrecadação federal tem alta de 4,07%, segundo Receita Federal

Inflação tem alta a menos de 5 dias da eleição

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário