Época certa para realização de ações positivas que melhorem o clima organizacional nas empresas

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Por Marlene Mello
Gestão de Pessoas

Com a chegada do fim de ano e encerramento de ciclos, é comum que uma necessidade de renovação nos invada e com isso o desejo de promover ações que permitam mudanças em vários aspectos de nossa vida pessoal e também na vida profissional. Quem nesses momentos nunca pensou em perder peso, iniciar atividades físicas, melhorar a vida financeira, investir em novos estudos, buscar por promoções no trabalho ou planejar um novo destino de viagem?

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Por isso é um dos momentos mais indicados para se promover ações que gerem motivação, engajamento e fortaleçam o senso de pertencimento do colaborador com a empresa, pois é comum que todos estejam mais receptivos a isso.

 

Que ações implementar para se alcançar um impacto positivo?

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Imagem ilustrativa – Ações positivas como confraternização, ajudam o ambiente organizacional das empresas.

– Momento de descanso: nem todas as empresas podem oferecer um período de recesso aos colaboradores, pois é também uma condição voluntária e deve ser compreendida como um benefício dado pela empresa e não uma obrigação legal. Mas se esta condição está dentro de suas possibilidades, um planejamento antecipado e adequado permite que isso aconteça, sem impactar no bom andamento das atividades. Portanto defina as datas de descanso, comunique os prazos para entrega de tarefas, defina prioridades e a quem compete cada responsabilidade e deixe todos cientes do que se espera alcançar antes desse período. Dessa forma isso acontecerá com tranquilidade e não promoverá sobrecargas e desmotivações nas equipes.

– Importância da liderança: os líderes devem estar bem orientados para promover um suporte adequado aos colaboradores, valorizando as equipes nesse processo de planejamento antecipado e incentivar que se desconectem do trabalho durante o período de recesso ou folgas. Sãs nesses momentos em que nos desconectamos, que nosso cérebro deixa de raciocinar de maneira ativa, aflorando a criatividade e nos possibilitando ter ideias que podem agregar a empresa.

– Resultados alcançados no ano e definição de metas: Reveja com os colaboradores os resultados alcançados, valorize o bom desempenho, empenho em novos projetos e nas atividades diárias, aponte o que poderia ser melhorado e otimizado. Defina as metas para o próximo ano em períodos menores, sejam bimestrais, trimestrais ou semestrais, para que haja tempo de redefinir o caminho, caso algo não seja efetivo.

– Momentos de descontração: Elabore momentos que promovam a interação entre lideranças e equipes e integração entre setores, como almoços especiais, amigo secreto, entrega de presentes de reconhecimento por tempo de casa, brindes que expressem gratidão, atividades recreativas, etc.

 

Quais ações positivas realizadas no final de ano, contribuem para melhoria no clima das empresas?

Além de promover o fortalecimento de vínculo e diminuição de estresse, gerando um clima positivo entre as pessoas, as ações de final de ano podem permitir:

– O fortalecimento da cultura organizacional;

– Momentos de reconhecimento que incentivam o colaborador a sentir mais engajado e conectado com a empresa;

– Possibilidade de premiar esforços, aumentando a motivação.

– Reavaliar o que foi feito, planejar ações mais assertivas e melhorar resultados;

– Possibilitar o bem-estar emocional dos colaboradores em momentos descontraídos e de interação;

– Estimular a inovação e criatividade;

– Permitir a preparação para os desafios do novo ciclo.

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