Por Marlene Mello Gestão de Pessoas
Para entender os perfis comportamentais, precisamos começar compreendendo o que é comportamento. O comportamento é a forma de agir adotada por uma pessoa frente a um estímulo, ou seja qual será a reação dela diante de uma situação que lhe acontece. Toda pessoa apresenta também diferentes habilidades e competências, que foram constituídas a partir de suas vivências no decorrer da vida. A escolha de suas formações acadêmicas e de carreira profissional irão favorecê-lo ou moldá-lo em sua forma de agir refletindo no mundo coorporativo. O perfil de uma pessoa sofre a influência então das competências técnicas e comportamentais, que chamamos de hard skills e soft skills.
Mas diante de tantas diferenças, influências do meio em que as pessoas são expostas, e a constituição de sua personalidade, como conseguir um alinhamento nas empresas para que todas as pessoas de uma equipe trabalhe para o alcance de um mesmo objetivo?
A importância de se compreender os perfis comportamentais na gestão das empresas
Perfil Comportamental é uma ferramenta que analisa as características individuais do colaborador, bem como se comunicam, realizam suas atividades e como podem influenciar e interagir em equipe. Alinhar essas posturas, além de trazer equilíbrio, aumentam a produtividade e contribui para melhores resultados, podendo garantir processos de contratação de forma mais assertiva e permitir que os profissionais alcancem seus melhores resultados. Quando reconheço os tipos de pessoas que compõem meu time, compreendo também quais potenciais estão a minha disposição, podendo direcioná-los de forma mais adequada.
Quais são os tipos de perfis comportamentais?
Apesar de diferentes todas as pessoas apresentam perfis que são predominantes em seu comportamento e poderão ser mapeadas entre 04 tipos diferentes, baseados na Metodologia Disc, muito utilizada na gestão de pessoas. Vamos conhecer esses perfis:
Comunicador
São pessoas dotadas de carisma e persuasão. Comunicadores natos, facilmente empolgam-se com novos projetos e desafios, são otimistas, relacionam-se muito bem, contagiando, influenciando e trazendo boas energias nos grupos de trabalho. Conseguem unir as pessoas ao redor e intermediar conflitos possibilitando a sociabilização e tem bastante criatividade. Destacam-se nas empresas pela habilidade de transmitir mensagens de forma envolvente e motivar grupos no alcance de resultados.
Podem apresentar como pontos negativos a capacidade de análise e de planejamento, por não conseguir focar-se por grandes períodos em atividades rotineiras e estar presos a normas e cronogramas.
Executor
São os que realizam, executam as tarefas. Extremamente destemidos e focados em resultados. Desafios são para eles combustíveis para agir, necessitando de autonomia e liberdade para a ação. Demonstram muita segurança, autoconfiança e foco em resultados. Tem senso de competividade e são bastante corajosos.
Podem apresentar como ponto negativo a dificuldade de seguir regras, ser autoritário e insistir demais para alcançar algo até que perceba ser inatingível. Não interagem tanto nos grupos de trabalho, pois muitas vezes preferem atuar sozinho, podendo trazer dificuldade de relacionamento as empresas.
Analista
São detalhistas, conservadores, organizados e meticulosos. Tem grande capacidade de adaptar-se as rotinas, são constantes nas tarefas que realizam, podendo permanecer em processos repetitivos por muito tempo. Identificam-se com mapeamentos, organizações de fluxos e cumprem incansavelmente o que lhe for solicitado. Em equipes, garantem informações e resultados precisos.
Podem apresentar como ponto negativo a dificuldade de tomar decisões rápidas, pois perdem muito tempo nas análises, afetando também sua gestão de tempo. Costumam ser orgulhosos e não aceitam muitos questionamentos, já que agem baseados em muito estudo e certeza do que fazem.
Planejadores
Tem perfil estável e controlado. Por planejar tudo antecipadamente, dificilmente temem o que irá acontecer. Trabalham muito bem em equipe, gostam de colaborar e são muito confiáveis. Tem ritmo de trabalho constante e seguem rotinas. Traz as equipes um ponto de equilíbrio, podendo também promover o acompanhamento de seus resultados, pois apresenta características de um líder, sendo bons direcionadores das atividades.
Podem apresentar como pontos negativos a dificuldade de cumprir prazos, pois perdem tempo no planejamento e as vezes os postergam. Temem perder o controle da situação, portanto tem pouca facilidade de adaptação as mudanças.
Como posso motivar pessoas de diferentes perfis comportamentais?
– Comunicadores: permita a interação deste profissional com as pessoas, colocando-o na realização de projetos construídos em grupo. Dê a ele a responsabilidade de repassar as informações de forma alinhada as equipes, pois havendo entendimento ele também promoverá a aceitação das orientações, motivando as pessoas. Evite que execute tarefas sozinhos, que realize atividades rotineiras e que exijam grande capacidade de concentração.
– Executores: dê a ele possibilidade para descobertas, solicitando atividades que tenha liberdade de gerenciar e agir. O desafie a alcançar sempre melhores resultados e confie em seu potencial. Controle a possibilidade de tomar atitudes autoritárias.
– Analistas: repasse a ele informações precisas para realização de suas atividades, preze por organização e não modifique com frequência as orientações dadas. Não o exponha ou chame a atenção frente a grupos, pois tais atitudes promovem neste perfil forte tendência a desmotivações.
– Planejadores: mudanças repentinas irá desestabilizar as pessoas desse perfil. Tenha empatia e consideração ao lidar com ele. Peça que o auxilie na avaliação e condução das equipes para garantir sua motivação e valorização.
Como identificar com precisão o perfil dos colaboradores de minha equipe?
Observando as atitudes de seus colaboradores, aplicando entrevistas de perfis comportamentais, fazendo testes de comportamento ou solicitando a análise de perfil comportamental de profissionais da área como analistas ou psicólogos conhecedores da metodologia Disc.
Seja o primeiro a comentar