criação de empregos

Criação de empregos no 1º semestre é puxada pelos pequenos negócios

criação de empregos
Imagem ilustrada – Segundo o Ministério do Trabalho do Ministro Luiz Marinho, 60% dos empregos no Brasil foram criados pelas MPEs (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil).
Publicidade

Os pequenos negócios respondem pela maioria das vagas na criação de empregos no Brasil nos cinco primeiros meses do ano. De acordo com dados do Sebrae, a MPEs foram responsáveis pela geração de 60% das vagas de emprego criadas no Brasil entre janeiro e maio de 2024.

Publicidade

Isso significa que, dos mais de 1 milhão de novos postos de trabalho formais abertos nesse período, cerca de 655 mil foram em MPEs.

Publicidade

Esse dado reforça a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, especialmente na geração de empregos. As MPEs se destacam por sua agilidade, capacidade de adaptação e presença em diversos setores da economia.

O papel dos pequenos negócios na geração de empregos no Brasil é fundamental. Com políticas públicas adequadas e o apoio de entidades como o Sebrae, as MPEs podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento do país e para a criação de novas oportunidades para os trabalhadores.

 

Setores que mais atuaram para a criação de empregos nas MPEs

criação de empregos


Imagem ilustrativa – Julho registra criação de 316.580 novos postos de trabalho formal no país (Fonte: Portal .GOV)
Alguns dos setores que mais geraram vagas nas MPEs nos cinco primeiros meses do ano foram:

– Serviços: 96,4 mil vagas

– Indústria da Transformação: 27,2 mil vagas

– Construção: 25,8 mil vagas

 

Informações relevantes sobre criação de empregos no 1º semestre

– Em fevereiro de 2024, a porcentagem de vagas geradas por MPEs foi de 58%, um aumento de 21% em relação ao mesmo mês de 2023.

– O Sebrae tem atuado em conjunto com o governo federal para ampliar o acesso das MPEs ao crédito, à inovação e à qualificação profissional.

 

Maiores informações

– Sebrae: https://agenciasebrae.com.br/economia-e-politica/pequenos-negocios-respondem-por-60-das-vagas-de-emprego-criadas-no-brasil-nos-cinco-primeiros-meses-do-ano/

– CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/60-das-vagas-de-emprego-criadas-de-janeiro-a-maio-sao-de-pequenos-negocios-diz-sebrae/

– Diário do Comércio: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/pequenos-negocios-respondem-por-60-das-contratacoes-em-marco

 

Saiba mais

Dólar, Ibovespa e geração de empregos em alta e Selic mantida em 10,50%

Vale-refeição entra na prioridade das micro, pequenas e médias empresas

60% das contratações no mês de março vieram dos pequenos negócios

About The Author


Giu Morais

Formado em Marketing e T.I, amante do jornalismo, músico, trabalha como redator no portal Boas Ideias.

Leave a Comment