Você sabe os cuidados necessários antes de largar o emprego estável pelo empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma alternativa muito procurada no país desde o início da pandemia e atualmente é considerado o segundo maior sonho dos brasileiros que buscam migrar de carreira. Ser dono do próprio negócio pode render muitos benefícios e conquistas, mas para tomar essa decisão é preciso de bastante cautela, o objetivo e tomar cuidado para que as escolhas sejam corretas e não impulsivas. Afinal, pode prejudicar a vida de uma pessoa se a decisão for tomada errada.

Publicidade

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) Alexandre Slivnik, essa vontade de assumir o próprio negócio muitas vezes está ligado à insatisfação com o cargo atual. Antes de tomar qualquer ação drástica, é necessário primeiro tentar mudar a mente da sua empresa. Claro que é difícil, mas se acostumar com isso pode ser mais fácil do que você pensa.

Antes de empreender por motivos errados analise sua escolha

Segundo uma pesquisa feia por especialista em gestão de pessoas, praticamente 82% dos colaboradores pedem demissão, principalmente os que estão em cargos de liderança. Ou seja, é perigoso porque a pessoa pode até receber um bom salário e gostar da empresa, mas a relação e comunicação com o chefe não é a melhor.

Publicidade

No entanto, muitas pessoas ainda tem uma ilusão de que trabalharão menos e ganharão mais dinheiro fazendo isso, mas Slivnick deixa claro que não é o caso. Essa realidade é bem distante. Geralmente, é o oposto de verdade, especialmente no início. Você pode trabalhar mais e ganhar menos, pelo menos até chamar a atenção do público e tirar proveito de suas vendas ou serviços.

A caminhada do empreendedorismo é desafiadora

Para aqueles que realmente acreditam que o empreendedorismo é o melhor caminho a seguir, especialistas revelam que é preciso perseverança e paciência. Acredite ou não, Walt Disney foi demitido por falta de criatividade e três empresas faliram. Então. aos 22 anos, ele pediu US$ 500 para o tio Bob e abriu a Disney com seu irmão Roy. Atualmente, a empresa tem quase um século e por onde falar da empresa todo mundo conhece.

Slivnick acredita que os erros podem trazer a experiência necessária para o sucesso. Muitas vezes você falhará, mas definitivamente aprenderá algo com isso. Entretanto, os erros geralmente são bastante doloroso, mas esteja preparado para enfrentar as adversidades que acompanham o empreendedorismo.

Publicidade

Especialistas em gestão de pessoas dizem que o primeiro passo ao iniciar 0 seu próprio negócio é estar preparado e ter uma compreensão clara do propósito da empresa antes de tomar qualquer decisão.

Veja também: Gestão de pessoas: entenda o conceito e aplique de forma estratégica ao seu negócio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário