Pós-graduação ou MBA? Qual a diferença e qual modalidade optar?

Depois da formação na graduação, os estudos não param por aí! O bacharelado é apenas o começo da sua carreira, se especializar na sua área é fundamental para ganhar destaques no mercado de trabalho. Portanto, o estudante pode ir além nos estudos cursando uma MBA ou Pós-graduação e consequentemente se destacando dentre os demais candidatos. Por isso, é bom entender qual é a melhor opção entre os dois.   Acompanhe o nosso artigo para entender qual melhor modalidade se encaixa para a sua especialização.   

O que é a modalidade de Pós-graduação ?

Publicidade

O próprio nome Pós-graduação já diz que é uma especialização que se faz após a graduação. Esse estudo é ideal para quem deseja se aprofundar em uma área específica, que na graduação não foi tratada com mais detalhes e foco. Contudo, a pós-graduação permite que o profissional possa estudar em outra área, com, por exemplo, quem cursou Publicidade e Propaganda, mas deseja se aprofundar em Marketing. É muito comum hoje essa mudança de percurso para estudar em uma nova área.  

Escolhendo a sua pós-graduação  

Para decidir qual será a sua pós, é importante saber sobre os princípios básicos que deseja seguir. Se a meta for se especializar em outro rumo, além de escolher uma boa instituição de ensino é preciso disponibilizar tempo para a rotina de estudo, geralmente alunos de pós-graduação já estão trabalhando em suas áreas.  No entanto, para quem não tem tempo de fazer stricto sensu, que significa especialização no âmbito do ensino, tem a opção de fazer sua pós no método EAD (Ensino à Distância) totalmente online, é vantajoso, mas, precisa estabelecer uma rotina de estudo para não reprovar nas matérias.   

Publicidade

O que é a modalidade MBA   

Visto que, o estudante que conclui o seu bacharelado, tem a opção de continuar com os estudos. Cada especialização pode ser diferente, de acordo com o curso escolhido. Todavia, existem duas categorias de especialização stricto sensu e a lato sensu, a diferença é: lato sensu que é especialização em demanda de mercado, ou seja, para quem quer aprofundar em determinada técnica e a stricto sensu que é voltada para estudos acadêmicos, são especializações que permitem fazer um doutorado, pós-doutorado e mestrado.  

A sigla MBA (Master Business Administration) significa em português Mestre em Negócios em Administração. São cursos de demandas profissionais, sendo assim, uma categoria de Mestrado.  

Publicidade

Como funciona o MBA?  

Essa função serve para aprofundar conhecimento que o profissional já tem, aprofundando conhecimento técnico para que tenha uma visão macro sobre o mercado, podendo chegar mais rápido a cargos de liderança.  Além de existir MBA em outros segmentos, o mais comum é para gestão de Marketing, como, por exemplo, a administração e seus pilares que é possível fornecer conhecimentos fundamentais para gestão no trabalho. 

Tipos de MBA 

Existem diversos cursos para a modalidade MBA, ou seja, tem para todos os níveis hierárquicos. Veja quais são: 

  • MBA EaD 

Realizado de maneira online para alunos ter flexibilidade de estudar a qualquer hora e fazer trabalhos e atividades em casa. É uma escolha que vem gerando bastante benefícios aos estudantes. 

Jovem Aprendiz CIEE: Confira vagas, benefícios e como se inscrever

  • MBA Executivo  

Cursos voltados para a empresa, especialização para uma determinada demanda de formação para a realidade da empresa. 

  • MBA Duplo 

Quando duas instituições permitem que o aluno estude dois cursos simultaneamente, auxiliando em condições de fazer as atividades no ambiente de trabalho ou em casa. 

  • Accelerated MBA 

Um modulo que permite o estudante a fazer sua MBA de forma rápida, geralmente em 4 meses. Para quem precisa de uma formação em um curto período.   

Qual é a melhor escolha? 

Muitas pessoas acham o MBA uma modalidade diferente, porque o mais comum é uma pós graduação, sendo os dois de diferentes seguimentos. Como citamos anteriormente essas duas modalidades são para diferentes especializações, lembrando que um é para chegar com grande vantagem a cargo de liderança e outro são especializações em área especifica.  

Em suma, ficou fácil entender qual a diferença entre as modalidades? Continue acompanhando o nossos conteúdos para se aprimorar cada vez mais na sua carreira e no mercado de trabalho. Não se esqueça de deixar sei comentário aqui  nos dizendo qual especialização você achou ideal para você. 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR: Ensino superior: presencial, semipresencial ou a distância?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário