Perguntas e respostas que podem ajudar na sua entrevista de emprego. Confira dicas!

Publicidade

A entrevista de emprego é uma das principais etapas na seleção de candidatos para a vagas de emprego nas empresas. Geralmente, as pessoas ficam nervosas nos processos seletivos, seja para o primeiro emprego, busca de novas oportunidades ou na promoção de cargo, os profissionais que buscam vagas passam pelo processo de avaliação, seleção e confirmação de informações profissionais.

Contudo, as dinâmicas de grupos costumam ser os principais meio de observação, seleção e orientação para o recrutamento de pessoas para ingressar nos empregos . Portanto, a entrevista é uma conversa simples que foca nas competências de um profissional para que a empresa o compreenda melhor, podendo ser presencial ou online.

Esta etapa ocorre após o candidato apresentar o currículo, a inscrição e a apresentação inicial ou contato entre o candidato e a empresa contratante. Por isso, nós do Boas Ideias vamos listar perguntas e respostas que podem ser usadas no seu processo seletivo. Confira!

  • Você é focado nos detalhes?

A atenção aos detalhes geralmente é um diferencial. Mas, se você é uma pessoa que gasta muito tempo com eles, pode ser considerado uma desvantagem. No entanto, ao contar que você presta muita atenção aos detalhes, você pode mostrar ao entrevistador que pode melhorar e evitar que erros atrapalhe seu trabalho.

Portanto, aqui está um exemplo do que você pode responder nas entrevistas caso o empregador não considere um ponto muito bom. ‘’Minha fraqueza é que sou muito concentrado nos detalhes as vezes, e sempre fico um tempo analisando os pontos delicado. Mas, estou procurando melhorar nesta área.

  • Você abandona um projeto quando não consegue concluir?

Quando você gasta muita energia e tempo em alguma função, é fácil se preocupar em terminar por completo ou passar para outra área. Contudo, sempre terá espaço para melhorias, e com isso algumas pessoas costumam criticar demais seu trabalho, o que pode ameaçar o progresso.

Entretanto, sabemos que analisar e eliminar todos os erros faz com que o resultado final do trabalho fique consideravelmente profissional. Se caso for o seu ponto fraco, compartilhe suas melhorias, estabeleça prazos para todas as revisões e faça mudanças ativamente para não ter que esperar até o último minuto.

Aqui está um exemplo de resposta que pode ser dado para o entrevistador se caso ele pergunte se você tem dificuldade em abandonar um projeto. ‘’ A minha fraqueza é abandonar ou abrir mão de um projeto. Costumo ser delicado com meus trabalhos. Porém, estou estabelecendo prazos para realizar minhas revisões.’’

Publicidade
  • Tem uma habilidade que você não sabe exercer?

Cada pessoa tem alguma área que precisa melhorar especificamente. Essa dificuldade pode ser com Pacote Excel, falar em público ou redação. Então, quando você candidato compartilha com o recrutador essa dificuldade, acaba passando muita sinceridade. No entanto, responda com franqueza que é o que eles esperam.

Por exemplo, você pode responder assim. ‘’ Eu sou muito bom no que faço, mas não tenho muita habilidade com a área X. Vou me especializar e pesquisar mais para resolver esse problema.’’

  • Tem problema em pedir ajuda para realizar uma tarefa?

Pedir ajuda é uma habilidade essencial quando não se tem experiência em uma área específica, se sente exausto ou incapaz de trabalhar. Saber exatamente quando pedir ajuda mostra sempre para a empresa que você se autoconhece. Mas, talvez você não saiba como falar para o recrutador, então abaixo deixamos um modelo de resposta para essa pergunta.

‘’ Eu aprendi na minha vida que existem muitos profissionais ao meu redor que abstraem de habilidades e conhecimentos que podem agregar e tornar o meu trabalho melhor diariamente. Então, quando não sei fazer determinada função peço ajuda para produzir um trabalho de qualidade.’’

  • Consegue trabalhar sob pressão?

Contudo, nesse caso, temos um problema composto que envolve três fatores ao mesmo tempo: força, fraqueza e trabalho sob pressão. Por isso, para os candidatos, o mais importante é focar na qualidade e no planejamento de tempo para concluir o trabalho qualitativo. Nas melhores empresas, a pressão excessiva é sinal de falta de planos de trabalho.

Responder a essas perguntas pode colocar o candidato em apuros durante a entrevista. Qual é a melhor maneira de responder a essas perguntas? Tente praticar a reflexão antes de dar a resposta. Por exemplo, se você já trabalhou anteriormente como recepcionista, conte como resolveu o problema ‘’ Trabalhei em um escritório como recepcionista, lidei com clientes insatisfeitos e solucionei o problema sem causar grandes alardes.’’

Para concluir, o fundamental nessas entrevistas é ser você mesmo e deixar claro para o recrutador que você é a melhor pessoa. Todavia, procure sempre melhorar suas respostas e mostrar que está apta para tal cargo. Continue acompanhando para mais dicas sobre entrevistas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR: Jovem Aprendiz SENAI: Como participar do processo seletivo?

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário