O que é gestão comercial? Conheça a área e entenda a importância do gestor comercial nas empresas

Atualmente, para manter a organização e os objetivos da empresa sempre alinhados, é necessário que haja diversos setores que se dediquem a algumas atividades específicas. Assim, com o objetivo de gerir todos os recursos que estão inclusos na atividade comercial, a gestão comercial entra em cena.

Publicidade

Quando aplicada da maneira correta, as técnicas de gestão comercial podem trazer múltiplos benefícios aos negócios, mas para isso, é importante que a organização conte com profissionais capacitados com as técnicas e conhecimentos específicos que a área requer.

Dessa maneira, com os profissionais certos, a equipe de gestão comercial poderá concentrar todos os seus esforços na eficácia das vendas, na logística do setor, atendimento ao cliente, e alguns outros processos relacionados à área que constituem parte da rotina da empresa como um todo.

Publicidade

O que é gestão comercial?

A gestão comercial nada mais é do que o gerenciamento das equipes para definir estratégias, preço e mercado de atuação. Para isso, devem ser realizados diversos estudos de viabilidade tributária, econômica e financeira. Além disso, o setor de marketing precisa estar sempre lado a lado para alinhar as metas e as estratégias comerciais que serão colocadas em prática.

Vale lembrar que com o conhecimento em marketing, o gestor poderá ir mais a fundo para definir preços, viabilizar promoções e observar as necessidades do mercado. Também é necessário o desenvolvimento de relatórios de resultados, mostrando os uma margem de lucro cada vez mais assertiva aos objetivos da empresa.

Conhecimentos necessários

Portanto, entre os principais conhecimentos importantes para a gestão comercial é possível encontrar tanto a gestão de pessoas, quanto a tecnologia da informação, que juntos, irão possibilitar o aumento da renda e flexionar os todos os processos de comercialização.

Publicidade

Entretanto, outro ponto muito importante para exercer esse tipo de gestão, é sempre aprimorar as estratégias e técnicas de relacionamento com o cliente, assim como sempre realizar pesquisas de campo e de mercado para entender os hábitos de consumo desse público-alvo.

Atividades exercidas

No entanto, como em qualquer outro setor empresarial, o leque de atividades que o gestor comercial tem como responsabilidade é bem completo. Por outro lado, quando as atividades são exercidas da forma correta, a empresa terá uma gestão comercial bem definida. As 4 principais atividades presentes no leque são:

  • Conhecimento de operações do varejo e pesquisas para otimizar essas operações.
  • Com base no prazo de reposição e giro médio por dia, definir o capital de giro que será necessário para continuar mantendo as reposições de estoque;
  • Análise do perfil do público-alvo e de clientes;
  • Análise do mercado e de concorrentes para definir as promoções e preços.

Carreira

Assim como em qualquer outra área, existem inúmeras opções de atuação para quem quer trabalhar como gestor comercial. Essas funções podem ir desde a gerência de operações ou lojas, até a supervisão de operações. Vale lembrar que a área vem crescendo a cada dia mais, oferecendo oportunidades até mesmo dentro da área de pesquisa de marketing.

Seja qual for o nível de atuação do gestor comercial, a área de varejo e atacado oferecem inúmeras possibilidades, e é necessário apenas estar disposto a acompanhar todas as transformações constantes do mercado e entender os processos de comercialização.

 Veja também: Entenda como funciona a gestão administrativa e quais são os indicadores para aplicar à sua empresa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário