Jovem Aprendiz CIEE: Confira vagas, benefícios e como se inscrever

O Programa Jovem Aprendiz CIEE é uma modalidade que tem o objetivo integrar jovens inexperientes no mercado profissional, disponibilizando capacitação profissional e experiências do primeiro emprego. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) inovou o modo de criar empregos, colocando em pratica a modalidade de Aprendiz Legal.

Publicidade

Portanto, por meio desse programa o Aprendiz pode se cadastrar e procurar oportunidades e cursos disponíveis. Por isso, todos os anos eles liberam milhares de vagas para diferentes setores. Continue acompanhando o nosso artigo para saber como se inscrever, benefícios e critérios para participar.

Sobre o Jovem Aprendiz CIEE

Anteriormente, explicamos brevemente para que serve o Jovem Aprendiz Legal, mas é importante ressaltar que é um programa fundado pelo governo federal que sancionou a lei de Aprendizagem. Contudo, esse programa tem convênio com instituições de médio e grandes porte e o CIEE faz parte desse grupo.

Publicidade

No entanto, eles auxiliam estudantes do modelo técnico, superior e nível médio a conseguir o seu primeiro emprego e estágio. Então, eles inserem jovens no mercado de trabalho e possibilitam que eles desenvolvam conhecimentos e benefícios para incentivar no dia a dia. Entretanto, existem requisitos para participar, a lei garante que tudo seja cumprido e que as empresas cumpram os direitos exigidos. Vamos contar um pouco sobre os requisitos para se tornar um aprendiz legal.

Requisitos para ingressar no Jovem Aprendiz

Acima de tudo, existe uma lei por trás desse programa. Então, os requisitos precisam ser corretos para fazer parte dos Jovens talentos. Por isso, para saber se você se encaixa nesse perfil do emprego é preciso conhecer os requisitos e cumprir todos! Acompanhe os requisitos:

Publicidade
  • Estar cursando o ensino médio ou ter concluído;
  • Ter entre 14 e 24 anos;
  • Disponibilidade de 4 ou 5 horas diárias.

Geralmente, as empresas fazem processos seletivos. Por isso, seja verdadeiro, caso contrário o candidato é desclassificado. Todavia, seja transparente com as empresas e seja você mesmo.

Benefícios oferecidos pelo Jovem Aprendiz CIEE

Antes de tudo, a lei n°10.097/00 impõe que as empresas recrutadoras de Aprendiz disponibilizem todos os direitos e benefícios do jovem. Com isso, o Aprendiz CIEE garante que seus funcionários tenham uma boa quantidade de benefícios e bolsa auxilio mensal. Além disso, os colaboradores por meio do CIEE ganham outras bonificações.

  • Bolsa auxilio de acordo com as horas;
  • Vale-Transporte
  • Vale- alimentação
  • 13° salário;
  • Cursos de capacitação profissional
  • Férias remuneradas junto com as férias escolares;
  • Outros que as empresas escolhem.

Cálculo do salário de Aprendiz

Contudo, como falamos anteriormente o valor da bolsa auxilio é equivalente ao total de horas trabalhadas pelo jovem. Mas, o cálculo pode ser feito com base no salário mínimo do ano vigente. Por isso, se colocarmos em uma calculadora teremos uma média de valor entre R$ 500 a R$ 1.100. Importante ressaltar que vai variar com quanto a empresa está disposta a pagar, importante lembrar que o valor não pode ficar abaixo das horas a serem pagas.

Vagas disponibilizadas

No entanto, o Centro de Integração Empresa-Escola não divulga a quantidade de vagas que irão ofertar. Então, para saber quais estão disponíveis é preciso entrar no site e se cadastrar.

Inscrições para o Jovem Aprendiz CIEE

Para participar das vagas disponíveis precisam entrar no site oficial, consultar vagas e prazos para candidaturas. Quando achar uma vaga do seu interesse, deverá seguir o passo a passo para começar.

  • Entre no site oficial do CIEE;
  • Role para baixo da pagina e aperte em ‘’fazer cadastro’’;
  • Preencha com os seus dados conforme o site pedir;
  • Responda o formulário de escolaridade e afins;
  • Finalize a ficha e pronto.

Por fim, com a inscrição feita, aguarde o contato da empresa. Ressaltando que a empresa sempre envia um SMS ou e-mail avisando que existem uma oportunidade no seu perfil. Gostou da dica? Continue acompanhe nossos artigos e fique por dentro das melhores dicas no âmbito profissional.

VEJA TAMBÉM: Confira seis dicas incríveis para se destacar no processo seletivo da Nubank

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário