Ao longo dos últimos anos, foram notadas diversas mudanças em relação ao papel do colaborador dentro de uma empresa. Essas mudanças fizeram com que o funcionário fosse reconhecido como uma peça essencial para o funcionamento da organização, fazendo com que ele trabalhe mais satisfeito e de forma mais engajada para gerar impactos positivos nas metas da empresa. Por isso, a gestão de pessoas se tornou essencial no mercado.
Além de ações simples como fornecer salgadinhos e uma sala de descanso ou de jogos, é extremamente necessário investir em ações que atingem um propósito maior, realizando a gestão de pessoas. Assim, você terá um colaborador mais satisfeito em buscar resultados consistentes direcionados de forma assertiva aos objetivos do seu negócio.
O que é gestão de pessoas?
Segundo o escritor, professor e consultor administrativo Idalberto Chiavenato, o termo gestão de pessoas nada mais é do que uma função na empresa relacionada à provisão, motivação, desenvolvimento, treinamento e manutenção dos empregados.
Ele também afirma que a gestão de pessoas é um compilado de práticas essenciais para conduzir a posição gerencial com os colaboradores, envolvendo certas medidas essenciais para administrar o capital humano, como: recrutamento, recompensas, treinamento, seleção e avaliação de desempenho.
Vale lembrar que este termo teve início no século XX, com as transformações da sociedade, das empresas, e como consequência, da gestão de pessoas. Atualmente, trata-se de uma área que utiliza técnicas de recursos humanos para manter os objetivos dos colaboradores e da organização em perfeita sintonia, e pode ser dividida em três principais modelos.
Quais são os modelos?
O primeiro modelo é a gestão por resultados, que traz um conjunto de ações com foco nos processos, a fim de priorizar o alcance de resultados por meio das atividades dos profissionais que compõem o time. Para obter os resultados, é necessário criar um planejamento estratégico com os objetivos da organização e fazer uma avaliação de execução não apenas com foco em atingir as metas, mas também, considerando o nível de dedicação.
Já o segundo modelo, é um sistema de gestão que tem como objetivo conectar o gerenciamento da empresa por completo, visando agregar valor, chamado de gestão baseada em valor. Esse modelo traça objetivos a longo prazo, visando além do lucro, a conscientização de cada funcionário de seu papel. Além disso, leva os líderes a reconsiderarem os processos para maximizar o valor da empresa e atrair novos investidores, gerando competitividade no mercado.
Com isso, o último modelo traz a valorização das competências de cada colaborador, e leva o nome de gestão por competências. Este modelo é uma metodologia utilizada em Recursos Humanos para desenvolver ao máximo as habilidades dos profissionais.
Dessa forma, os funcionários são estimulados a adquirir e dominar habilidades que são do interesse da empresa, trazendo resultados mútuos, pois beneficiam os colaboradores, que são contemplados na busca por mais qualificações, e a empresa, que contará com pessoas preparadas para se adaptar, buscando sempre novos conhecimentos.
Como aplicar de forma estratégica?
Para começar, é necessário sempre dar prioridade a valorização do capital humano, colocando os profissionais e suas relações a frente dos lucros para compreender que são as pessoas que têm o poder de mover qualquer negócio. Dessa forma, e com os pilares bem definidos, a organização irá entrar em destaque no mercado, trazendo uma experiência agradável aos colaboradores e resultados acima das metas predefinidas.
Por fim, invista nos modelos de gestão buscando sempre a melhor forma de desenvolver sua equipe, prezando pela comunicação e esforço acima dos números. Com isso, haverá o envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos funcionários, diminuindo a rotatividade e mantendo as relações compatíveis com os objetivos da empresa.
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