Estudantes: Vocês sabem qual vocação seguir? Confira sites de testes vocacionais para te ajudar nesse objetivo

Para os alunos que desejam cursar o ensino superior, saber qual universidade frequentar é um problema comum. Nesse sentido, os sites de exames vocacionais online gratuitos podem ajudar as pessoas que estão hesitantes em tomar uma decisão. O objetivo é permitir que os usuários entendam essas plataformas e entendam quais cursos de graduação são mais adequados para eles, antes de fazer o vestibular ou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Publicidade

Por isso, existem diversos sites que possibilita que as pessoas façam testes vocacionais para descobrir qual a verdadeira vocação da sua vida. Então, nós do Boas Ideias listaremos a seguir sites que podem ajudar você estudante na sua escolha, Confira!

  1. Educa Mais Brasil

Incialmente, o Educa Mais Brasil oferece testes de carreira na forma de questionários, contendo 32 questões. O site exibe uma declaração de que o respondente deve clicar em alguma das opções, sendo:

Publicidade
  • Um (discordo);
  • Duas (concordo parcialmente);
  • Três (concordo);
  • Quatro (concordo totalmente).

O site pode ser acessado sem cadastro. Mas, o usuário precisa colocar e-mail, nome e telefone para conseguir ter acesso as respostas. De acordo com cada categoria de atividade incluída no Educa Mais Brasil, a vocação é medida por porcentagens sendo:

  • Física;
  • Cinestésica;
  • Espaço;
  • Relações interpessoais;
  • Introspecção;
  • Linguagem;
  • Logico em matemática;
  • Naturalista;
  • Musical.
  1. Que Curso

Contudo, o Que Curso disponibiliza um teste completo de carreira, indicando os cursos que o usuário pode entrar na universidade. No entanto, também é possível escolher questionário menor. Nos dois casos, você precisa fazer login Facebook, e-mail ou Google. Os testes são realizados por um robô que desempenha o papel de consultor profissional. Antes de iniciar, o bot pedirá ao usuário cursos e informações pessoais de interesse, como escolaridade e idade.

Agora, o exame está dividido em três etapas, apresentando a prática de diferentes profissões, devendo indicar se “não gosta”, “gosta” ou “gosta muito”. Com isso, ao final de cada etapa, o site exibirá alguns resultados dos cursos que se destacaram na prova, mas não revelará o nome da graduação. O resultado final mostrou os seis cursos avançados que mais corresponderam às respostas.

Publicidade
  1. Quero Bolsa

Os exames vocacionais da Quero Bolsa exigem nome e e-mail para realizar o teste. O questionário consiste em 32 frases em grupos de três. Ou seja, as respostas variam de 1 a 5, uma das quais é uma afirmação com a qual a pessoa discorda, e 5 são sentenças com as quais o respondente concorda totalmente. Por fim, Quero Bolsa mostrou os seis cursos mais compatíveis. Além disso, se a localização do dispositivo estiver ativada, essas opções fornecerão botões de atalho para faculdades que fornecem essas classificações na área do usuário.

  1. Guia da Carreira

Por fim, o Guia de Carreira é um exame vocacional é baseado na teoria de escolha de carreira de John Holland e na experiência da criadora dos testes e consultora profissional Thais Helena Lima. O site não requer acesso a informações pessoais. Portanto, o teste tem 16 perguntas no total, ou seja, 15 perguntas, mas há uma pergunta “extra”. O depoimento apresenta uma situação e, entre as seis respostas apresentadas, são descritas diferentes formas de lidar com o problema. O resultado final do guia de carreira mostra seu perfil geral e os cursos mais recomendados.

Veja também: Conheça sites de perguntas e respostas que ajudam os estudantes nas provas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário