Dicas sobre como dizer ‘’não’’ ou ‘’eu não sei’’ no trabalho sem se prejudicar

Talvez dizer ‘’não’’ e ‘’eu não sei’’ no seu emprego pode transparecer um tom arrogante ou incompetência profissional, principalmente quando o funcionário está no início de sua carreira. Contudo, o melhor jeito é manter a calma e tranquilidade para lidar com esses dois fatores. Dizer ”não” no trabalho as vezes é preciso para que a atividade a ser realizada não atrase, bem como sua imagem na empresa.ma incompetência profissional, pois é preciso assumir que o ser humano não sabe de tudo.

Publicidade

Por isso, elaboramos neste artigo dicas simples e objetivas sobre como se portar nas situações em que é preciso dizer não ou eu não sei sem perder a confiança além de construir uma boa imagem demonstrando disposição para aprender e somar na empresa.

Dizer ”não” somente quando for necessário

Apesar de difícil, as vezes é preciso dizer a palavra ”não” para não acabar acumulando atividades e acabar se prejudicando. Então, tenha cautela ao dizer constantemente no trabalho essa palavra, afinal ela pode não ser bem vista pelo profissional acima de você. Contudo, falar muito ‘’sim’’ pode acarretar problemas e esgotamento profissional e isso pode fazer com que você não seja levado a sério. Portanto, é necessário dosar o sim e o não.

Publicidade

Em que ocasião devo falar não?

Sobretudo citaremos condições em que é preciso se impor para não se prejudicar. Veja:

Falar não é preciso quando outras tarefas foram delegadas a você, porém não fazer parte de sua função;
Quando o assunto não é do seu conhecimento e pode acarretar problemas;
Realizando um trabalho importante e alguém pede algo;
Se a causa irá prejudicar o seu emprego fale ‘’não’’.

Publicidade

Se estiver ocioso e com tempo para ajudar outra pessoa nas tarefas não é necessário falar não, mas não é sua obrigação. Proponha uma alternativa para não sair como arrogante e indelicado(a).

Dizer não é preciso para não atrapalhar até mesmo seus projetos pessoais. Saber lidar com essas situações ajudam a focar nas tarefas que precisam de sua total atenção. O desejo de dizer sempre ‘’sim’’ pode prejudicar diversas áreas da sua vida.

Como dizer ‘’eu não sei’’?

Primeiramente, tenha bastante cuidado ao responder, procure não utilizar qualquer resposta para se livrar dessa pergunta, isto pode acarretar problemas. Segundo especialistas, reconhecer e buscar a competência das tarefas torna uma pessoa mais confiável. Afirmam também que as pessoas não precisam saber de todas as coisas, mas precisam estar em constante evolução, ou seja, a procura de aprender ou aperfeiçoar-se.

Que resposta devo usar quando eu não sei executar a função?

A maneira rápida de destruir uma carreira é mentindo. Portanto, para não perde a credibilidade é preciso utilizar as melhores palavras ao dizer que não sabe realizar determina atividade, confira possíveis respostas para essas ocasiões.

1- ‘’Uma ótima pergunta, realmente eu não sei. Vou descobrir e retorno’’

2- ‘’ Não tenho certeza. Pode ser “X”, mas não darei certeza vou descobrir’’

3- Se não souber de fato a resposta responda: ‘’ Estou tentando descobrir’’, ‘’não sabia disso’’, ‘’não tenho respostas ainda para essa pergunta, mas vou investigar’’

Contudo, é preciso deixar claro para as pessoas que você não sabe a resposta para que qualquer informação sua não seja uma decisão concreta. No entanto, é preciso analisar o contexto, se essas questões forem relacionadas a trabalhos deixe claro que irá procurar uma forma de aprender e descobrir. Mas, se não fizer isso pode ser considerado como desinteressado e acabar sendo mal visto.

Em suma, ambas frases não podem ser um peso. Aprenda a falar de maneira calma e gentil, a competência e a simpatia é a peça chave para se destacar no emprego e consequentemente ser um ótimo colaborador dentro da empresa.

Gostou da dica que pode salvar o seu emprego e até te ajudar na sua vida profissional? Compartilhe com quem precisa aprender a dizer essas frases para não se prejudicar. Acompanhe o nosso site para ter mais dicas sobre o mundo dos negócios e carreiras profissionais.

CONFIRA TAMBÉM: Home office: A nova onda de empregos remotos e a diversidade de vagas disponíveis no mercado. Confira!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário