CEO, CMO, CFO e CTO: Entenda o que cada sigla significa no mundo corporativo

O universo empresarial é repleto de siglas e expressões, sendo a maioria traduzida do inglês. Contudo, saber seus  significados  faz toda diferença no âmbito empresarial. 

Publicidade

Atualmente, as siglas que são mais reconhecidas são aquelas na qual temos que identificar um cargo de liderança. Além disso, outras siglas começam a fazer parte do nosso vocabulário empresarial. Contudo, são tantas que acaba ficando difícil de acompanhar, não é mesmo. Contudo, é muito importante saber das mais comuns no mundo dos negócios. Por isso, elaboramos este artigo para dar aquela forcinha no conhecimento das siglas mais comuns no mundo empresarial. Confira! 

O que é o mundo dos negócios? 

Acima de tudo, para falarmos sobre as siglas do mundo dos negócios, é preciso explicar o que é o mundo corporativo. Esse segmento gera muitas oportunidades para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Falar sobre negócios é um tema complexo e que requer muito estudos para compreender o mercado atual, bem como mudanças em que vem sofrendo constantemente. 

Publicidade

No entanto, iniciar em uma carreira profissional não é um caminho tão fácil, principalmente quando falamos de cargo de representação na empresa, no qual  gera muita competição na maioria das vezes. Então, para se destacar na carreira profissional é preciso buscar novos conhecimentos com constância, se aprimorar no quesito administração e principalmente no inglês. 

Nas empresas existem diversos setores, sendo eles: Contábil, administrativo, gerencia, diretoria, RH e entre muitos outros setores que exige uma liderança de departamento e posteriormente, é exatamente aí que as siglas mais importantes para distinguir exatamente o que cada setor faz é necessário

Publicidade

Agora, que você já entende um pouco sobre o que é o mundo dos negócios, vamos te ajudar a expandir o seu conhecimento, citando  as siglas do mundo corporativo. Acompanhe! 

Siglas principais do mundo corporativo 

Quando falamos de cargos no mundo dos negócios,automaticamente vem em nossa cabeça importantes siglas que estão se destacando ultimamente como, por exemplo, CEO. Certamente,muita gente sabe que essa sigla é sinônimo de um importante cargo na empresa. 

No entanto, esses famosos cargos são reconhecimentos como cargo de chefia ou ‘Chief-Level’ em inglês. Para explicar de maneira simplificada, são cargos de liderança e de maior responsabilidade. Posteriormente, é importante lembrar que para ingressar no ramo de negócios é imprescindível possuir conhecimento no idioma inglês. Afinal, todas as siglas possuem origem da mesma. Confira: 

  • Chief Executive Officer (CEO) 

Iniciaremos com o topo de uma empresa o CEO, em português essa sigla significa ‘’Chefe Executivo de Ofício, ou seja, é o cargo mais importante de uma empresa, que representa o responsável por estratégias e visão da empresa. O CEO é o diretor-executivo, para chegar nesse cargo é preciso ter uma visão visionaria além de inteligência para executar estratégias em períodos de turbulência da empresa.  

  • Chief Marketing Officer (CMO) 

Essa sigla merece total reconhecimento, o Diretor de Marketing como dito em português, é responsável por gerar todas as estratégias do mercado para a empresa. Afinal, o marketing de uma empresa não é só responsável por criar propagadas para a empresa, mas, analisar ameaças e oportunidades para o crescimento da instituição. 

É preciso conhecimento específico para ser CMO de uma companhia, a habilidade de construir parcerias e negociação, acaba se tornando a imagem da empresa. Portanto, o cargo exige tamanha comunicação. 

  • Chief Financial Officer (CFO) 

Depois disso, o Diretor Financeiro é importantíssimo para ‘’saúde’’ da companhia. Portanto, é preciso que haja um departamento com um diretor para esse ramo. O CFO da empresa lida com todas as partes das finanças, impulsionando sempre o lucro e cuidando de questões de investimentos e análises de riscos.  

É de suma importância que o diretor desse setor tenha a maior experiência possível, afinal, lidar com o financeiro da empresa requer estudos e muita sabedoria na área comercial e financeira. 

  • Chief Technology Officer (CTO) 

Atualmente, com o surgimento da tecnologia foi preciso eleger um chefe de departamento para cuidar de toda a área tecnológica da empresa, o Diretor de Tecnologia. A chefia de tecnologia é o cargo com maior competitividade entre os jovens. Mas, esse ramo é um dos mais complexos hoje, a tecnologia sempre se aprimora e para isso o profissional acompanha constante mudança.

Para ser um Diretor de Tecnologia não é preciso ter uma formação específica, no entanto, o mais comum entre esses profissionais é ter a formação em áreas relacionadas com ciências da computação. O profissional é responsável por gerenciar técnicas tecnológicas, sempre atendendo necessidades da empresa 

Em suma, existem muitas siglas para cada departamento e especificação no mundo dos negócios, as citadas acima são as mais conhecidas e necessárias em uma empresa. Gostou do nosso artigo? Quanto mais antenado você estiver aqui, maior será seu conhecimento. Portanto, não perca nenhum artigo!

CONFIRA TAMBÉM: Contabilidade: saiba tudo sobre o curso e carreira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário