Atlas dos Pequenos Negócios

Raio X PMES: Atlas dos Pequenos Negócios mostra que empreendedorismo no Brasil movimenta cerca de R$ 420 bilhões anualmente.

Publicidade

Segundo o Sebrae, cerca de 11 milhões de empreendedores dependem totalmente de recursos da empresa. Como comemoração dos 50 anos de existência, o Atlas dos Pequenos Negócios é um estudo que traça perfil dos donos, motivações e principais características, além de oferecer um panorama sobre a renda média dos negócios.  

As PMES (Pequenas e Médias Empresas) compõem cerca de 5% do PIB brasileiro. Um total de R$ 8,7 trilhões no ano passado. Segundo o Ministério da Economia, ambas as categorias representam 99% dos negócios da população. Nos primeiros 4 meses do ano, o setor foi o que mais criou vagas formais de emprego. De 10 vagas, 7 correspondiam às criadas por PMES. 76% do total. Dados levantados pelo Sebrae a partir do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia.  

Publicidade

Crescimento no país   

De acordo com a pesquisa, entre 2012 e 2021, o número de trabalhadores autônomos cresceu 26% no Brasil, atingindo 25,9 milhões de pessoas.  

A pesquisa também fala sobre a porcentagem de 28% dos MEI (Micro Empreendedor Individual) que trabalhavam fora do mercado formal por adotarem o regime especial de pagamento de imposto. Desse percentual, 13% tinham o empreendedorismo como ocupação principal, ao passo que 15% não tinham vínculo por carteira assinada.  

Dados sobre regiões e estados

Ainda de acordo com o Atlas, o Sudeste apresenta o maior número de pequenos negócios; três estados concentram 40% das pequenas empresas do país, são estes: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  

Publicidade

Sergipe, Distrito Federal e o estado do Rio de Janeiro têm entre seus donos de negócios, uma proporção de mulheres de 37%, 37% e 38%, respectivamente. Nos estados do Amazonas e Acre, 84% dos donos de negócios se classificam como pretos e pardos.

 

Saiba mais: https://carreiraseprofissoes.boasideias.com.br/media-salarial-para-contratacao-com-carteira-assinada-cai-56/

Foi sancionado a lei que possibilita que dívidas do FIES sejam renegociadas com 99% de desconto

Como usar o LinkedIn para criar uma boa rede de networking?

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário