Abertas as inscrições gratuitas para cursos introdutórios de programação na USP. Saiba mais!

Publicidade

O ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e Computacionais) da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos oferecerá 245 cursos online gratuitos de introdução à programação e computação. Entretanto, as inscrições começam nesta terça (15) e terminam no dia 17 às 23h59. No Entanto, importante afirmar que qualquer pessoa pode participar da inscrição, porque não há pré-requisitos exigidos.

Contudo, segundo o ICMC, além de explicar os conhecimentos básicos necessários à programação de computadores, o é para quem não tem familiaridade com a área. A partir desse conhecimento, o aluno ganhará mais autonomia na aprendizagem. No entanto, é preciso saber que os cursos serão transmitidos ao vivo nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho, das 14h às 17h. Os participantes que concluírem 75% da atividade terão direito a um certificado de conclusão.

Como será os cursos de programação gratuitos?

Inicialmente, na unidade curricular, os alunos serão expostos ao tema da lógica de programação através da linguagem JavaScript, além da lógica e resolução de problemas relacionados com problemas, pode ser aplicada ao dia a dia. Portanto, a instituição entrará em contato com o candidato por e-mail para confirmar a inscrição e participar do curso.

Mas, importante saber que caso o número de interessados ​​ultrapasse o número de vagas, será criada uma lista de espera. Para assistir às aulas é necessário ter computador com acesso à internet e celular com aplicativo WhatsApp. Todavia, se você ficar com alguma duvida referente a inscrições, entre em contato no e-mail: petcomp@icmc.usp.br.

Publicidade

Este curso seguirá os seguintes planos de ensinamentos:

  • Qual a principal importância da tecnologia e computação no mundo atual e suas aplicações;
  • Princípios básicos de informática: software, sistema operacional hardware, compilador e linguagem de programação;
  • Resolução de problemas computacionais: projeto de algoritmo, tomada de decisão e estrutura repetitiva, dados simples, tipos de dados compostos (matrizes, strings, vetores e registros) e procedimentos funções;
  • Exercícios simples em linguagens de programação de alto nível.

Veja também bolsas de estudo de análise de sistema

Atualmente, quem gosta de programação e quer apostar em cursos superiores da área pode contar com a bolsa do Educa Mais Brasil, programa de educação privada inclusiva que pode reduzir mensalidades em seu orçamento. O desconto é de até 70%, e os interessados ​​podem se inscrever no site do programa gratuitamente em qualquer época do ano.

Como se inscrever para os cursos gratuitos

  • Primeiramente, entre no site da USP e leia o formulário com todas as explicações sobre o programa;
  • Após isso, selecione dentro do formulário ‘’inscrições’’;
  • Escolha para qual curso deseja, sendo eles: Introdução a computação e Estatísticas para ciência de dados;
  • Atente-se para os horários, cadastre os seus dados e aguarde o sorteio.

Mas, lembrando que as inscrições não são por ordem de chegada. Então, espere os sorteios das vagas e confira sempre no site a sua posição. Para concluir, não esqueça de acompanhar nossos conteúdos para saber mais sobre cursos e eventos gratuitos.

VEJA TAMBÉM: Mercado Livre faz parceria com Estado de São Paulo para qualificar e gerar 5 mil empregos 

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário