5 filmes que todo profissional de Recursos Humanos deveria assistir. Confira!

Os gestores de recursos humanos são responsáveis por cuidar do relacionamento entre os funcionários e a empresa, usando as habilidades sociais e a psicologia para gerar o bom convívio entre os colaboradores e também assegurar que os interesses da organização sejam atendidos.

Publicidade

Por isso, muitas das vezes os profissionais de RH não precisam apenas contar com sua expertise técnica, a formação cultural pode auxiliar também a formular estratégias para resolver conflitos ou implementar iniciativas internas. Por meio disso, criamos uma lista com dicas de filmes que discutem barreiras e conflitos éticos, que podem ajudar os profissionais de RH. Acompanhe!

  • Clube da Luta

O personagem Jack (Edward Norton) fica irritado com a forma de vida monótona e a insônia frequente. Ele é um jovem ativo que se junta a um grupo de autoajuda para melhorar. Mas, na verdade o protagonista encontra uma comunidade de pessoas aleatórias e com complicações, exatamente como o Tyler Durden (Brad Pitt), um cara misterioso, Tyler apresenta para Jack um grupo que para extravasar as tensões eles realizam um combate violento entre eles.

Publicidade

Contudo, a lição mais importante que esse filme passa, é sobre valor do capital humano, para as instituições, além de mostrar a cultura e o papel da organização de um círculo de pessoa, o filme também visa claramente que o dinheiro por si só não é o bastante para contratar e reter profissionais dedicados.

  • Uma mulher de talento

Primeiramente, antes de tudo é preciso saber que o filme é baseado em uma história real. A história contada é de Irene Brokovich (Julia Roberts), mulher divorciada e mãe de três filhos, que se esforça para sustentar sua família. Após ser recrutada para trabalhar em um pequeno escritório de direito, a sua vida mudou e ela descobriu que uma das grandes empresas da cidade estava poluindo a fonte de água da cidade. A protagonista que estava decidido a resolver o caso foi até o fim na batalha contra o poderoso inimigo, e ganhou o maior processo judicial da história dos Estados Unidos naquela época.

Portanto, o filme é marcado por perseverança e força de vontade, o filme, o que se mostra é a combinação de objetivo e determinação pode produzir resultados impressionantes, mesmo quando os recursos são escassos.

Publicidade
  • Escritores da liberdade

O filme começa mostrando a história de Erin Gruwell (Hilar Swank), professora recém-formada, ela começou a ensinar inglês e literatura para jovens de uma escola nos subúrbios de Los Angeles. Entretanto, diante da realidade de conflito e rejeição, a professora começa usar diferentes métodos de ensino para permitir que os adolescentes se entendam e ajudem a cicatrizar a ferida da vida de cada um por meio dos estudos.

No entanto, é fácil ver que esse filme mostra que uma mudança de gestão perante os obstáculos e a falta de recurso pode ajudar a instituição a melhorar os seus resultados. Por isso, ao utilizar habilidades interpessoais a personagem conseguiu incentivar os seus alunos a controlar os seus comportamentos perante os problemas.

  • O homem que mudou o jogo

Inicialmente, o filme mostra a vida Billy Bean (Brad Pitt), um diretor do time de beisebol de Oakland Athletics, a história mostra como o clube conseguiu vencer o campeonato nacional e se destacar dos times mais ricos dos EUA por meio de persistência. Contudo, sem poder aquisitivo para contratar ótimos atletas, o profissional selecionou jogadores que foram esquecidos por falhas técnicas, mas eles possuíam vontades de vencer.

Se analisarmos esse filme, não é de hoje que empresários de grande sucesso começaram sua vida e carreira de baixo. Mas, por conta de persistência e foco perante as derrotas, a mensagem passada é que com resiliência e força é possível conquistar os sonhos.

  • A procura da felicidade

O filme começa com a história de Chris Gardner (Will Smith), um pai que passa por problemas financeiros. Além disso, o personagem tenta a todo custo manter a sua família unida, após a vida frustrante Linda (Thandie Newton), esposa decide deixa-lo. Então, ele vira um pai solteiro que tenta utilizar de suas habilidades para vender maquinas e conseguir um emprego melhor.

Mas, após isso ele arruma um emprego em uma corretora da bolsa de valores, e no final do serviço não recebe o salário. Porém, nesse meio tempo das crises financeiras dele, é despejado e começa a morar em abrigos e estações de trens e aonde ele arrumava abrigo para dormi anoite. Mesmo com isso tudo, ele não perdia a esperança de uma vida melhor. Contudo, mesmo com a forte determinação de vencer,  Chris Gardner se tornou na vida real um empresário e investidor de sucesso. A critica do filme se trata sobre a honestidade e a motivação que todos precisamos para vencer na vida.

Então, o que achou dessa seleção de filmes? Todos eles possuem relação com a gestão de pessoas. E se você trabalha nessa área e ainda não assistiu, não perca tempo, pois os ensinamentos mostrados através deles acrescentarão muito conteúdo em suas atividades profissionais.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR: Filmes, séries e documentários que todo líder deve assistir. Confira!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário